Você está vendo: Cão

Doença do carrapato em cães – como tratá-la?

Cuidar da saúde do seu cachorro é muito importante e i

sso deve ser feito todos os dias, oferecendo a ele uma boa ração, passeando com ele todos os dias, dando-lhe muita atenção e carinho e observando qualquer mudança de comportamento que ele possa ter.

Aqui o assunto será a temida doença do carrapato. Você poderá verificar os tipos existentes, formas de prevenção, sintomas e tratamento para a doença.

O carrapato pode transmitir duas doenças diferentes: Erliquiose e Babesiose . As duas são conhecidas como doença do carrapato, mas possuem diferenças.

Erlichiose é uma doença infecciosa comum em que há destruição dos glóbulos brancos do animal. A babesiose, ao contrário, ataca os glóbulos vermelhos do cachorro e o parasita é um protozoário, Babesia ssp .

Prevenção

 As duas formas de doença do carrapato ainda não têm vacina, então a melhor maneira de prevenir é manter os carrapatos longe do seu cão.

Deve sempre desparasitar o ambiente onde ele vive, manter a relva do jardim sempre curta e desparasitar o cão com sprays, banhos, pós e coleiras antiparasitárias.

A melhor prevenção é manter os cães em locais limpos e longe do contato com carrapatos. O uso de carrapatos no ambiente em que vivem ou mesmo o uso de carrapatos do tipo “pour on”, que podem ser aplicados diretamente nos animais, pode ser necessário para manter seu amigo seguro.

Sintomas

Os sintomas das duas doenças são muito semelhantes, incluindo:

– Febre;

– Apatia;

– Mucosa pálida ou amarelada;

– Fraqueza muscular;

– Perda de peso;

– Desidratação;

– Falta de apetite;

– Vômito;

– Dor abdominal;

– Anemia.

Tratamentos

Para conseguir a cura completa do animal, é fundamental tratá-lo assim que os sintomas aparecerem, por isso é muito importante levá-lo ao veterinário assim que notar qualquer alteração em seu comportamento.

A babesiose é tratada com piroplasmicidas, que destroem o parasita. Outras complicações podem surgir da doença e, então, cada uma deve ser tratada separadamente.

Erliquiose é tratada com antibióticos e outros medicamentos. Pode ser necessário também fazer o tratamento com soro e transfusão de sangue.

Para proteger o sistema imunológico do seu cão, dê a ele sempre muito amor e carinho, água limpa e fresca à vontade e uma ração elaborada com ingredientes de primeira qualidade e adequada à sua idade e porte.

A Max oferece uma linha completa de rações para cães de todas as idades e tamanhos. Conheça as opções e escolha a ração mais adequada para o seu cãozinho.