Você está vendo: Cão

Vacinação de cachorros filhotes

A chegada de um cachorro filhote em casa é felicidade pura, mas também desperta várias dúvidas. A principal preocupação do tutor é a saúde e o bem-estar do novo integrante. A vacinação de cachorros filhotes é extremamente importante para evitar doenças que podem prejudicar o desenvolvimento do animal. 

Doenças caninas que são evitadas com a vacinação de cães

Sabemos que muitas enfermidades serão evitadas se você vacinar seu cão corretamente, porém as vacinas obrigatórias protegem o seu pet de doenças com mais ocorrências no Brasil. Vamos conhecer algumas dessas enfermidades:

Cinomose

A cinomose é uma doença altamente infecciosa, afeta apenas cães, não é transmitida para gatos. 

Os principais sintomas são: apatia, diarreia, perda de apetite, vômito, febre, secreções nasais e oculares. Na fase evoluída, pode apresentar paralisias, convulsões e falta de coordenação do animal.

Parvovirose

A parvovirose, também muito perigosa, é uma enfermidade que se manifesta de duas formas:

  • Distúrbio gastrointestinal grave: Causa diarreia com sangue nas fezes e cheiro forte, febre, apatia, falta de apetite, desidratação e perda de peso.  
  • Miocardite aguda: Ataca o coração, causando insuficiência cardíaca e morte súbita, principalmente em cachorros filhotes.

Hepatite infecciosa canina

Doença severa que acomete o fígado, causando sérias lesões, muitas vezes irreversíveis. Ela é transmitida pelo adenovírus canino do tipo 1, encontrado em secreções, urina e sangue de outros animais doentes. 

Como é difícil de ser diagnosticada, causa morte súbita em cães filhotes ou com imunidade baixa, sendo confundida com um possível envenenamento. Outros sintomas podem ser percebidos, como: sangramento no vômito, urina e fezes, dor abdominal intensa, febre, apatia e perda de peso. 

Leptospirose

Uma das mais difíceis de ser identificada por possuir vários sintomas parecidos com outras doenças. A leptospirose também causa a morte canina se não for corretamente tratada e prevenida. 

Comumente conhecida como “a doença dos ratos”, é transmitida por contato direto com urina ou secreções de um animal já infectado. Os principais transmissores, além dos ratos, são gambás e guaxinins. Entre os sintomas, estão prostração, febre, vômito, perda de apetite e icterícia (cor amarelada da pele, branco do olho e mucosas). 

Reações da vacina para cachorro filhote

Algumas vacinas podem causar reações adversas em seu cachorro filhote. As mais frequentes são: febre, dor na região onde foi aplicada e sensação de desânimo e/ou tristeza

Outros casos, como queda de pelos ou reações alérgicas mais graves são mais raras, mas ao sinal de qualquer alteração ou mudança de comportamento, consulte um médico-veterinário de confiança.

Mantendo em dia a carteira de vacinação de cachorro

A vacinação em cães filhotes é importante para a proteção da saúde do seu animal, porém o cuidado não acaba aí. Algumas  precisam de reforço para que seu pet fique livre das doenças caninas. 

O veterinário indicará as próximas datas da medicação e lhe dará uma carteira de vacinação de cachorro. Guarde-a muito bem e siga à risca todas as instruções dadas pelo profissional.

Lembre-se: vacina em dia é garantia de saúde e longevidade do seu animal! Nunca deixe seu amigo desprotegido.

Ração para cachorro filhote

A vacinação em dia não é a única forma de garantir a saúde do seu pet. Uma alimentação para cachorro filhote equilibrada oferece ao animal todos os nutrientes necessários para que ele cresça, desenvolva-se de forma saudável e viva por mais tempo, com o sistema imunológico reforçado.

A Max possui diferentes tipos de alimento Premium Especial para cães filhotes, para Raças Pequenas (com sabores de carne e arroz e frango e arroz) e Raças Médias e Grandes (com o sabor frango e arroz). Que tal oferecer ao seu amigo de quatro patas?