Você está vendo: Cão
Cachorro triste pode ser verme
Cachorro triste é algo que preocupa qualquer tutor, afinal de contas, estamos acostumados a ver esses pequenos se divertindo em todos os momentos, sempre com aquela energia que apenas esses peludos possuem. Quando detectamos a tristeza canina, devemos nos alertar, já que a infelicidade é um sintoma de diversas doenças, inclusive dos terríveis vermes de cachorro.
Apesar de comuns, os vermes podem trazer muitas complicações para a vida do companheiro de quatro patas e até mesmo para os humanos. Por essa razão, é preciso ficar atento aos sintomas listados abaixo.
Sintomas de vermes em cachorro
A tristeza não é a única maneira de nos alertar sobre os vermes. Existem diversos sintomas que podem indicar que o cãozinho está sofrendo com a presença de verminoses, portanto, cabe ao tutor ficar por dentro desses sinais.
Podemos separar os sintomas em duas categorias: os comportamentais e os fisiológicos. Chegou a hora de você pegar o bloquinho de anotações para registrar todos os sinais da presença de vermes no organismo dos cães.
Sintomas comportamentais
O comportamento do peludo pode mudar muito devido aos vermes. Esses sintomas são fáceis de detectar, principalmente para aqueles que conhecem muito bem o seu cachorro. Entre os sintomas estão:
- Abatido – cães são animais muito animados. Se você detectou que o seu companheiro anda triste por aí, fique atento. Esse é um sintoma comum em peludos que estão enfrentando problemas de saúde.
- Falta de apetite – a hora do lanche chegou e o pequeno não está nem um pouco a fim de comer? Esse também pode ser um sintoma de vermes. A diminuição de apetite pode indicar problemas no organismo.
- Fraqueza – esse é um sintoma que causa muita preocupação nos tutores. A fraqueza pode atrapalhar o equilíbrio do cão, causando estranheza em que está acostumado com a energia dos peludos.
- Esfregar o bumbum no chão – apesar de ser um comportamento engraçado, o ato de esfregar o bumbum é um sintoma claro de vermes no organismo do cachorro. Isso ocorre devido ao incômodo e a coceira que o peludo sente.
Sintomas fisiológicos
Essa é outra forma do cão nos alertar que não está bem. Além das mudanças no comportamento do cachorro, podemos perceber alterações que envolvem questões orgânicas e físicas. São elas:
- Vômito – assim como os humanos, o vômito dos cachorros também indica que algo não está bem. Se o seu cão anda vomitando por aí, fique atento, pois pode ser verme.
- Grande perda de peso – existem diversas razões por trás da perda de peso e o verme é uma delas. Se o seu companheiro perdeu peso de forma drástica, não pense duas vezes antes de levá-lo a um veterinário.
- Mudanças nas fezes – outra forma de avaliar a saúde do seu cão é através das fezes. Os vermes causam alterações visíveis, como mudança na textura e até mesmo presença de verminoses. É importante destacar que vermes nas fezes só aparecem em estágios avançados, por isso, é importante que o problema seja detectado antes.
Todo cuidado é pouco quando nos referimos a esses companheiros de quatro patas, portanto, caso o seu cachorro apresente esses sintomas, ou outras mudanças, leve-o a um médico veterinário de sua confiança.
Como o cão contrai o verme?
O dia a dia do amigão está diretamente relacionado com a possibilidade de contrair vermes, incluindo costumes e até mesmo o ambiente de convívio. Entre as possibilidades, podemos destacar: frequentar lugares com grande fluxo de cachorros, ingerir fezes, infestações de pulgas ou carrapatos e viver em regiões do litoral.
Cachorro doente necessita de muita atenção, além de um acompanhamento de um especialista. Para evitar que o seu companheiro de quatro patas adoeça, é importante manter as vacinas em dia, além de oferecer uma alimentação de qualidade.
Ração para cachorros saudáveis
A alimentação está ligada à saúde do cão, por isso, é necessário que o seu amigão se alimente com a melhor ração.
Para essa missão, recomendamos Max Professional Line Selection Pro – Adulto, sabor Carne, Frango e Arroz, uma ração com os sabores prediletos dos cachorros, contando também com nutrientes que fortalecem a saúde animal. Além, é claro, do extrato de Yucca, que diminui o odor das fezes.