Você está vendo: Gato
Quais as mudanças no comportamento do gato após a castração?
A castração de gatos evita a reprodução indesejada e promove algumas mudanças no comportamento felino devido à diminuição dos hormônios sexuais no organismo do animal. O gato castrado costuma demonstrar um comportamento mais tranquilo, mas algumas mudanças — geralmente positivas — podem ocorrer após esse procedimento.
Benefícios da castração de gatos
A castração felina proporciona inúmeros benefícios para a saúde dos gatos, listamos os principais:
- Aumenta a expectativa de vida do animal.
- Evita em 95% a possibilidade de desenvolver câncer de mama.
- Previne o aparecimento da infecção uterina.
- Reduz o risco de câncer nos testículos e próstata.
- Elimina o risco de gravidez psicológica.
- Em machos, a frustração sexual e a necessidade de sair para encontrar “namoradas” passa a ser menor, diminuindo o risco de fugas, brigas e atropelamentos.
- As fêmeas não entram mais no cio, o que significa que não mais existirão gatos machos miando no seu portão.
- O macho deixará de marcar território.
- Na maioria dos casos, o comportamento agressivo não faz mais parte da rotina.
Mudanças no comportamento do gato
Após a castração, algumas mudanças no comportamento do gato são esperadas, pois a cirurgia faz com que o macho deixe de produzir espermatozóides e as fêmeas, os óvulos, diminuindo consideravelmente os hormônios sexuais. O fato é que os comportamentos de um gato estão ligados aos hormônios testosterona (nos machos) e progesterona e estrogênio (nas fêmeas).
É por esse motivo que o felino costuma sair para a rua, demonstra comportamento ciumento, marca território e até se envolve em brigas com outros animais. São comportamentos que podem trazer prejuízos para os felinos e ter consequências tão sérias (como doenças ou machucados) a ponto de levá-los ao veterinário.
O tutor que já passou pelo cio da gata sabe como a situação pode ser complicada, pois ela fica agitada, além disso, costuma urinar pela casa e não mede esforços para fugir e dar umas voltinhas por aí. Portanto, se quer que ela tenha um comportamento mais estável e tranquilo, invista na castração felina!
Qual a melhor idade para castrar gato?
A castração faz parte de uma guarda responsável, mas qual a melhor idade para castrar gato? Essa é uma dúvida muito comum entre os tutores, por isso vamos explicar melhor o assunto.
Machos: antigamente, era indicado castrar os machos a partir dos 9 meses de vida, mas, atualmente, a tendência é realizar a cirurgia entre 4 e 5 meses, principalmente se houver alguma fêmea não castrada na casa.
Fêmeas: para as gatas, existem dois momentos indicados para essa intervenção cirúrgica. Um é o período de pré-puberdade, e o outro é depois do primeiro cio. Procure um profissional para que ele possa avaliar a gata e indicar o momento ideal para fazer a castração.
Por que gato castrado engorda?
O gato castrado engorda após a cirurgia pois recebe uma ração que não é adequada para suas novas necessidades nutricionais. Uma consequência do procedimento é a redução do nível de atividade física e, por isso, acabam gastando menos energia, portanto, a dieta precisa conter menos gordura e ser rica em fibras, contribuindo para a saciedade do animal. Se não houver os cuidados necessários com a alimentação e a nova rotina, seu pet poderá sofrer com obesidade e outras doenças sérias.
Melhores rações para gatos castrados
A alimentação felina é um fator muito importante, principalmente após a castração, por isso ofereça uma ração saborosa e de qualidade. Max Cat Castrados vem em duas versões: Salmão & Arroz e Frango — ambas são completamente suculentas e ideais para auxiliar no controle de peso do seu amigo. Além disso, são produzidas com ingredientes selecionados, como a L-Carnitina, liberando muita energia metabólica, e também possuem nutrientes específicos para uma recuperação e vida saudável, mantendo seu pet satisfeito e feliz.