Você está vendo: Gato
Como diminuir os efeitos da alergia a gatos
Nenhuma pessoa racional gosta de ficar com o nariz entupido, escorrendo ou espirrando o tempo todo. Por outro lado, todo mundo sabe que o amor não é racional, por isso nós entendemos perfeitamente quando alguém, mesmo tendo alergia a gatos, não consegue abrir mão da companhia deles. E é especialmente para essas pessoas que criamos este post!
Antes de mais nada, a primeira coisa que você precisa saber é que a alergia a gatos não é proveniente dos pelos, mas da saliva e de outras secreções que eles produzem e que acabam se fixando nos pelos. Já percebeu como os gatos adoram tomar seu banho de língua para se manterem limpos? É exatamente por isso que a saliva se encontra por todo o corpinho deles.
Dicas para controlar alergia a gatos
O primeiro passo para diminuir a alergia a gatos – e talvez o mais díficil – é o de proibir o gato de entrar no seu quarto. Esse passo é muito importante, pois, assim como ele tem o cantinho dele, você também precisa ter o seu. Pode ser difícil no começo, mas lembre-se de que esse esforço é para o bem de ambos. Após concluir o primeiro passo, todos os outros serão bem mais fáceis!
Lavar sempre as mãos após brincar com gato ou tocar nele, evitando, assim, espalhar as substâncias alérgicas pela casa e pelo seu próprio corpo é o segundo passo para uma vida com menos espirros. Outra dica importante é manter a casa sempre limpa usando um aspirador de pó em sofá, tapetes e outros móveis. Além disso, se você tiver em casa uma máquina de limpeza a vapor, abuse dela! O importante é tirar os pelos de gato que acabam ficando pela casa. Não se esqueça também de, sempre que possível, deixar as janelas abertas para que o ar circule.
A última dica é lavar toda a roupa de cama ao menos duas vezes por mês em água quente. Afinal, nós sabemos que, de vez em quando, as regras devem ser quebradas. Mas só de vez em quando!
Seguindo esses passos básicos, sua convivência com os felinos será muito mais fácil!
Sintomas da alergia a gato
É comum descobrirmos que temos alergia a gatos só quando eles entram em nossas vidas. As primeiras suspeitas aparecem por conta dos sintomas que insistem em nos incomodar sempre que recebemos aquele carinho dos nossos companheiros felinos. Fique atento aos sintomas:
● espirros constantes;
● coceira no nariz;
● falta de ar;
● olho coçando;
● manchas na pele.
A intensidade e a ocorrência dos sintomas de alergia a gatos dependem de cada caso. Por isso, além de seguir as nossas dicas, é importante procurar a ajuda de um médico.