Você está vendo: Gato
Miado de gato bravo no cio. Por que isso acontece?
Miado de gato bravo no cio é algo amedrontador, mas comum de se presenciar, principalmente para aqueles que possuem um felino em sua casa durante um longo período. Se você se sente ameaçado e não sabe o que fazer em situações como essa, fique tranquilo! Separamos informações que serão de grande ajuda para essa missão barulhenta.
O cio dos felinos
Para descobrir a razão por trás da atitude agressiva do felino, é preciso primeiro entender tudo sobre gato no cio. É importante ressaltar que o cio é biologicamente normal na vida dos bichanos, por isso, cabe ao tutor detectar se o seu gato está nessa fase para não confundir com sintomas relacionados a doenças felinas.
O cio é diferente para os gatos e para as gatas, tendo sintomas e características diferentes. Por essa razão, separamos as explicações por cada gênero dos bichanos.
Gatas no cio
O cio nas gatas começa mais cedo do que nos gatos, podendo iniciar dos 6 aos 9 meses da felina. Outro pequeno detalhe sobre o início do cio das gatas é que as de pelagem curta tendem a iniciar primeiro do que as gatas que possuem uma pelagem mais longa.
Além disso, as felinas podem entrar no cio uma ou duas vezes por ano, nos meses onde a temperatura fica perceptivelmente mais quente, como nas estações primavera e verão. Outro fator que também é extremamente influenciador nesse processo é a convivência com gatas que já estão no cio, devido aos feromônios que provocam o cio.
Existem três fases que caracterizam o cio das gatas, onde, em cada uma delas, é possível encontrar comportamentos diferentes que farão a sua pequena mudar sua personalidade drasticamente e de forma rápida.
- Chegada do cio – antes da gata entrar no cio, seus comportamentos já são afetados pelos hormônios e pelas mudanças em seus órgãos reprodutores, deixando a pequena mais arisca ou até mesmo mais amorosa.
- O cio – esse é o momento onde a felina está preparada para encontrar o gato macho. Nele, é comum ver a sua companheira de quatro patas miando de forma constante e alta, com o intuito de chamar o gato. Além disso, você também poderá encontrar sua mascote se esfregando em tudo que encontrar por aí. Esse é um ato que acontece para aliviar seus instintos.
- Depois do cio – se a gata não cruzar, ela logo irá voltar ao normal, deixando de lado as características rústicas do cio e voltando a ser a felina que você tanto conhece.
Gatos no cio
Já quando nos referimos ao cio dos gatos machos, temos algumas diferenças. A primeira delas é o início do primeiro cio, sendo mais tardio que o das fêmeas, começando entre os 8 e 12 meses do peludinho. Diferentemente das gatas, o macho está pronto para acasalar durante o ano todo, basta sentir o odor que as fêmeas transmitem durante o cio ou ouvir os seus miados.
Quando detectar uma fêmea no cio, o gato macho irá mudar seu comportamento rapidamente. Você poderá notar que o seu pequeno, que antes era calmo, agora é um gato bravo e mia constantemente.
O gato também pode começar a urinar em locais onde ele não costuma. Essa é uma forma de deixar claro que a fêmea é sua, marcando território.
Devemos manter a calma nesse momento. Vale lembrar que o cio é algo normal e natural dos felinos, por isso, precisamos ajudá-los a passar por essa fase da forma mais segura possível.
Proteja o seu felino. Feche portas e janelas, já que é comum que os gatos fujam de casa para acasalar. Se você deseja proteger ainda mais o seu pequeno, a castração e a esterilização podem ajudar.
A melhor ração para gatos castrados
A castração do gato oferece vários benefícios à saúde dos felinos. Nos machos, pode até combater a leucemia felina e a síndrome de imunodeficiência. Porém, esse processo necessita de uma alimentação específica, já que os felinos correm grandes riscos de engordar de forma não saudável.
A melhor ração para ajudar com os felinos castrados é a Max Cat Castrados – Frango. Com um sabor que atiça o paladar dos gatos, essa ração é ideal para combater o ganho de peso após a castração, devido a L-carnitina presente em sua composição, que libera energia metabólica para o seu gato. Experimente! O seu bichano vai amar.