Você está vendo: Cão
Como distrair os cachorros em casa
Vamos combinar que é uma missão fazer com que os cães fiquem distraídos em casa – principalmente quando o tutor precisa sair por alguns períodos mais longos de tempo. Quem tem um cachorro um pouquinho mais agitado já passou pela situação ou ficou com receio de, no retorno, encontrar algo roído ou destruído.
Vamos te dar algumas dicas, mas segue spoiler. Você já deve ter se perguntado: porque é sempre mais fácil distrair com comida? Pois é, é mesmo e a explicação provém da herança genética dos lobos – que comem sem saber quando vão se alimentar outra vez. Então, estimular diversão, cognição e entretenimento com comida é algo que realmente funciona.
E a ideia tem embasamento científico. Estudos mostram a efetividade das técnicas que prolongam a experiência alimentar como forma de entreter e distrair.
Dicas para distrair os cachorros em casa:
1. Pique-esconde de comida:
Em vez de só oferecer o alimento no comedouro, você pode experimentar esconder em alguns pontos da casa. Essa opção é legal porque o estímulo não é só em conseguir a comida. Seu amigo de quatro patas vai ter estímulos físico, cognitivo e sensorial.
Também é uma ótima opção para cães que comem muito rápido, já que eles precisarão buscar a comida e, por consequência, vão demorar um pouquinho mais para consumir tudo o que você ofereceu.
Lembre-se de fazer isso em um ambiente controlado como a área de serviço ou a varanda, assim, ele vai ter a noção espacial de que aquele local é onde você escondeu a comida. Isso é relevante principalmente se o cão estiver sozinho em casa. Alguns tutores usam cones de treinamento esportivo – aqueles bem baixinhos -, nessa brincadeira (mas só vale se o seu cão não for daqueles que come até o cone junto)
2. Enriquecimento ambiental
No mercado pet há uma infinidade de bolas, jogos cognitivos, tapetes sensoriais… com o estímulo de cheirar, girar, lamber e fuçar, seu amigo de quatro patas vai passar bastante tempo dispensando energia física e mental para conseguir uma recompensa – que pode ser alguns grãos de Max ou petiscos indicados pelo veterinário.
Esse tipo de brincadeira é tão legal que você pode separar brinquedos para quando ele estiver sozinho e outros para quando estiver com você e outros membros da família. Assim, ele vai se sentir integrado ao ter um momento de prazer perto de vocês.
3. Objetos recheáveis
Você pode deixar que ele interaja até que consiga retirar tudo o que tem ali dentro. Esse sistema é o de recompensa pelo esforço, já que o peludo vai brincar girando a bolinha e receber grãos quando conseguir realizar o movimento do dispenser corretamente.
Em dias muito quentes, uma alternativa é triturar o alimento seco do seu amigo de quatro patas com um pouco de água filtrada, rechear o brinquedo e colocar no congelador. Assim, o desafio vai ser ainda mais refrescante!
4. Brincadeiras
Alguns cães são do time bolinha e outros curtem cabo de guerra. Independente de qual seja o time que o seu pet esteja, brincar é uma forma de satisfazer física e mentalmente o animal porque o estimula a ter essa interação boa com você.
Ainda que o espaço seja limitado, dedicar alguns minutos a brincar pode ser recompensador até para você, humano!
O que fazer se o cachorro não se distrai
Não é muito comum, mas pode ser que seu cachorro realmente tenha mais dificuldade em se distrair – seja com a sua companhia ou sozinho.
Em casos assim, é importante compartilhar sua angústia com o médico-veterinário, para que ele indique a melhor alternativa de cuidado. Pode ser que ele encaminhe para um especialista em comportamento. Daí, a partir de conversas contigo e da observação dos hábitos e atitudes do animal, ele fará a proposta de intervenção.
O importante é que você mantenha o amor, a paciência e o cuidado. Porque, no fim, tudo tende a dar muito certo!
Além do comportamento, cuide também da saúde física do seu amigo. Lembre-se de sempre manter as vacinas, vermífugos e antiparasitários em dia e não falte às consultas de rotina.
Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado a saber mais sobre distrair seu cãozinho em casa. Siga a Max nas redes e acompanhe as novidades.