Você está vendo: Cão
5 hábitos de saúde para um cão viver feliz
Sabe aquela história de culpa materna? Pois é: se tem uma cobrança que nos fazemos diariamente quando temos um cão em casa é se o animalzinho está feliz. Com o tempo, a interação entre humanos e cães foi sendo modificada e aqueles que eram vistos como protetores dos quintais hoje são integrantes das famílias. Quem aí não adora ser mãe ou pai de pet?
Mas, claro, paternidade e maternidade é coisa séria. É preciso que os tutores compreendam a necessidade de compromisso, disciplina e responsabilidade em ter um cão em casa – principalmente porque são animais sociáveis que precisam de estímulos físicos e mentais com frequência.
Então, vamos te ajudar a criar rotinas para que o filho de quatro patas viva feliz. Veja nossas dicas abaixo:
Passeie com seu peludo!
Como falamos acima, cachorros são animais sociáveis e passear é muito importante. Durante esse momento de lazer, o cão é estimulado fisicamente com o exercício de caminhar e de forma cognitiva, já que fica atento aos cheiros, sons e ambientes ao redor.
Se a sua cidade conta com parques e passeios públicos com espaços voltados para socialização canina, vale a pena separar ao menos um dia da semana para que o seu amigo socialize, corra e brinque com outros animais. É o momento dele com outros aumigos!
Outra alternativa ao passeio são as creches caninas. Já espalhadas por todo mundo, elas ajudam muito os tutores que trabalham durante o dia e não conseguem dar a atenção que tanto querem – principalmente nos dias de semana. Com rotinas de adestramento, socialização e brincadeira, os cães costumam ter diversos estímulos sob controle profissional, o que ainda ajuda o tutor a trabalhar tranquilo.
Brinque com o seu cão
Pegar bolinha, cabo de guerra ou a missão quase impossível de retirar o alimento dos brinquedos recheáveis são excelentes maneiras de fazer o seu peludo feliz. Esse estímulo costuma envolver o estímulo de recompensa positiva, em que o animal se sente desafiado e recebe algo que gosta em troca.
E os benefícios chegam em você também: estudos apontam que pessoas que convivem com pets têm tendência menor a desenvolver transtornos de ansiedade, isso porque o convívio com esses animais libera ocitocina, o hormônio do amor e endorfina, o hormônio do prazer.
Estabeleça rotinas
Uma das coisas mais importantes para o cachorro é o estabelecimento de rotinas. Assim como as crianças, a rotina é fundamental para o desenvolvimento cognitivo do cão. Também ajuda a amenizar sintomas da síndrome de ansiedade de separação, já que o seu amigo de quatro patas sabe o que vai acontecer no dia a dia e que você sempre vai voltar para casa.
Organize dias de passeios, horário de alimentação, rotina de limpeza, dia do banho… tudo isso ajuda o seu peludo a estabelecer o cotidiano e a prever o que vem a seguir. É aquela sensação de previsibilidade que dá calma, sabe como é?
Alimentação de qualidade
Assim como acontece com pessoas, animais bem nutridos também são mais felizes. Afinal, uma comida saborosa, que sacie e supra as capacidades nutricionais ajuda no bem-estar e na longevidade do cão.
A linha de alimentos Max foi desenvolvida para oferecer aos peludos uma alimentação saudável. A formulação possui extrato de yucca, que proporciona menor volume e odor das fezes, e prebióticos, para melhorar a absorção dos nutrientes. O nível adequado de proteínas e a adição de ômega 6 ajudam na manutenção da pele e de pelos saudáveis.
A crocância é ideal para auxiliar na limpeza e redução da formação do tártaro, colaborando com dentes saudáveis.
Saúde e cuidados
A saúde física é um dos pilares para o caminho da felicidade do seu filho de quatro patas. Por isso, ainda que ele não seja um fã de carteirinha das visitas ao médico-veterinário, é importante manter as consultas de rotina, as vacinas, antiparasitários e o vermífugo em dia.
Lembre-se de nunca, em hipótese alguma, automedicar seu cachorro. Isso pode agravar ou esconder sintomas que poderiam facilitar o diagnóstico médico. Em caso de dúvidas, procure um veterinário de confiança .
Esperamos que o seu cão viva por muitos anos e muito feliz ao seu lado!
Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos e siga a Max nas redes sociais para ficar por dentro das novidades!