Você está vendo: Cão
Guia completo para levar seu cão ou gato em uma viagem de avião
Ser mãe ou pai de pet não é nada fácil se o assunto é viajar de avião. Isso porque seja a passeio ou mudança de residência, quando a família decide que o peludo vai acompanhar a viagem, é preciso prestar atenção no passo-a-passo e no tempo que cada processo demanda. Independentemente se o seu pet é um cão ou gato, as restrições e burocracias para viajar de de avião são bem parecidas.
Antes de tudo, tenha calma! Ainda que o processo seja trabalhoso, de forma geral, é simples e de fácil acesso. Então, segue com a gente para saber como levar seu pet na viagem de avião da família.
Como levar cão e gato na viagem de avião: passo-a-passo com prazos
Se você associou a viagem de avião àqueles porões de bagagem, sem iluminação ou com baixa qualidade do ar, é hora da gente te ajudar a entender como funciona, de verdade, o transporte de animais em aeronaves e quando é possível embarcar com o peludo na cabine.
Isso porque algumas companhias autorizam animais até certo peso na cabine enquanto outras só fazem o trajeto com animais em caixa de transporte no setor adequado a eles na parte inferior da aeronave.
Verifique as políticas da companhia aérea
Antes mesmo de comprar a passagem, verifique as políticas da companhia aérea em relação a animais de estimação. Algumas companhias aéreas permitem que os animais viajem na cabine com restrição de peso e raças como os braquicefálicos, enquanto outras exigem que os animais sejam transportados no porão e, nesse caso, não é indicado porque animais com focinho curto têm dificuldade de equilibrar a temperatura corporal em caso de estresse e podem vir a óbito quando submetidos a temperaturas mais baixas.
Por isso, é fundamental entrar em contato com as companhias aéreas que atendem o trajeto que sua família vai fazer, verifique isso com antecedência para evitar problemas e garantir que o seu animal de estimação possa viajar com segurança e conforto.
Veja as exigências de saúde de cada país – prazo médio: 30 dias
Esse ponto é fundamental porque um dos detalhes necessários para levar o animal para viajar é que o pet seja microchipado e esteja com a vacina antirrábica e a sorologia da raiva em dia. Isso porque muitos países adotaram a microchipagem de animais como forma de controle para tutoria e, até mesmo, como forma de reduzir o abandono de cães e gatos.
Só que há um detalhe: a aplicação da vacina deve ser feita depois da microchipagem e a sorologia só 30 dias após a imunização. Além disso, verifique se há requisitos específicos de saúde para o seu destino.
Obtenha uma caixa de transporte e acostume seu cachorro com ela
Compre uma caixa de transporte que atenda aos requisitos da companhia aérea e da IATA – Associação Internacional de Transportes Aéreos. A caixa precisa ser grande o suficiente para que o seu cachorro ou gato tenha mobilidade e gire ao redor de si mesmo para deitar. Assim, ele estará mais confortável.
Vale a pena o test drive de levar o peludo até a loja e entrar nas que você está em dúvida pelo tamanho. Ainda antes da viagem, acostume o seu cachorro ou gato com a caixa de transporte. Deixe-o dormir dentro dela e leve-o em passeios curtos para que ele sinta que o objeto é seguro.
Lembre-se de colocar as etiquetas de segurança e acrescentar informações como o nome do seu filho de quatro patas, informações de contato e instruções de cuidados na caixa.
Prepare a documentação necessária
Você pode conferir a listagem de documentos da Anvisa clicando aqui. No site, além de conseguir os formulários necessários para embarque do peludo, você também encontra a lista com as exigências de cada país, certificados de saúde e documentos de importação/exportação. Certifique-se de ter esses documentos em mãos antes da viagem.
Chegue cedo e alimente o pet com antecedência
Para que o peludo não sinta fome, ofereça alimento a ele algumas horas antes do voo e retire a água duas horas antes do embarque para que ele não fique com fome ou sede durante a viagem.
Lembre-se que o embarque internacional abre 3 horas antes de cada voo. Sendo assim, chegue ao aeroporto com tempo suficiente para fazer o check-in e garantir que o seu melhor amigo seja transportado com segurança.
Acomode-o na caixa de transporte: e confira as travas de autorizar seu embarque – seja no porão ou na cabine com você e certifique-se de que alguém esteja acompanhando o seu cachorro durante todo o processo, desde o check-in até o embarque e desembarque.
Com certeza, viajar com seu cão ou gato pode ser uma experiência incrível! No entanto, é importante se preparar com antecedência para garantir que a viagem seja segura e confortável para o seu animal de estimação. Certifique-se de levar alimento suficiente para a duração da viagem, bem como água e recipientes adequados para alimentação e hidratação. Além disso, é importante ter em mente que, em caso de emergência, é fundamental procurar um médico-veterinário o mais rápido possível.
Acompanhe nossas redes sociais e blog para mais dicas sobre cães e gatos e como tornar a viagem com seu animal de estimação uma experiência ainda mais incrível!