Você está vendo: Cão

Cachorro tremendo o que pode ser 

Só quem já viu aquele meme que os Pinsher tremem porque são compostos de 50% medo e 50% ódio levanta a mão… tadinhos, levam fama de bravos e medrosos quando os motivos que os fazem tremer, assim como todos os outros cães do mundo, podem ser muito mais do que isso. 

O tremor, por si só, é uma série de contrações e relaxamentos musculares que, por alguma razão, o cérebro indica que sejam realizados. Mas como o tutor vai saber o que está fazendo seu cachorro tremer e como ajudá-lo? Tem algumas dicas que podem indicar o motivo e colaborar com a solução.

7 motivos que causam tremor em cachorros

O cachorro pode tremer por medo

Assim como nós, humanos, trememos diante de situações apavorantes – que nem precisam ser tão assustadoras assim, como falar em público para algumas pessoas –, os cães podem tremer quando têm medo. 

Isso é uma resposta neurológica conhecida como sistema de “luta ou fuga”, em que o cérebro entende que precisa agir rápido e solta uma série de hormônios no corpo para ter retornos rápidos. O tremor surge como uma tentativa de o organismo de se equilibrar depois que tudo volta ao normal. 

Nesse caso, avalie se o ambiente é novo ou se o cão está exposto a algum fator que pode lhe causar medo e passe segurança a ele. 

O cachorro pode tremer por frio

Em dias muito frios, se o peludo não conseguir se aquecer, o corpo dele vai buscar formas próprias de tentar aumentar a temperatura, e o tremor é uma delas. Os músculos se contraem e relaxam muito rápido na tentativa de produzir calor. 

Assim, se o dia estiver muito frio, mantenha seu cachorro aquecido, com roupinhas ou mantas.

O cachorro pode tremer por intoxicação 

Alimentos mofados, produtos de limpeza, medicamentos e até a ingestão de coleiras de proteção antiparasitárias podem causar intoxicação neurológica nos cães. Essas toxinas agem diretamente nos neurônios e músculos, estimulando tremores e, em casos mais graves, os animais não conseguem manter a coordenação motora e apresentam convulsões. 

Se o seu cachorro ingeriu algum produto ou alimento que pode comprometer a saúde, procure imediatamente o médico-veterinário. 

O cachorro pode tremer por doenças neurológicas

Animais que foram infectados com o vírus da cinomose, com a bactéria transmissora da leptospirose, ou que sejam portadores de doenças como miastenia gravis ou polimiopatia perdem o controle de como a comunicação cerebral será enviada aos músculos e, por consequência, apresentam o tremor. 

Grande parte dos vírus e bactérias que acometem os cães podem ser prevenidos com a vacina V10. Vale o lembrete: para proteger seu amigo de quatro patas, mantenha o calendário de imunização em dia. 

Cachorro pode tremer por velhice e doenças articulares 

Com a idade, o organismo dos cães entra em processo degenerativo e apresenta pequenas falhas – uma delas é o tremor que pode estar ligado à artrose, que é a degeneração das articulações, ou à artrite, que é a inflamação das articulações. 

Faça acompanhamento médico com mais frequência quando a velhice do seu amigo chegar. Pergunte ao veterinário quais especialistas são mais indicados para que seu peludo tenha uma vida longa e saudável ao seu lado. 

Cachorro pode tremer por dor ou febre

Quando um cão está com dor, pode tremer para tentar aliviar o incômodo. No caso de febre, como forma de tentar reequilibrar a temperatura corporal. 

Em situações assim, avalie se o cachorro está mais amuado, sem querer comer ou evitando toques em lugares específicos do corpo. Nesse caso, é melhor levá-lo ao médico-veterinário com urgência.  

Cachorro pode tremer por hipoglicemia 

Se o cão ficar muito tempo sem comer ou estiver consumindo um alimento pouco nutritivo, seu corpo pode não suprir as necessidades de glicose e começar a tremer na tentativa de produzir o nutriente a partir dos músculos. 

Ofereça Max pelo menos duas vezes ao dia na quantidade indicada na embalagem até que haja uma consulta com o médico-veterinário e ele oriente a pesagem precisa da alimentação diária. 

Ainda que o tremor possa parecer algo corriqueiro, converse com o profissional que cuida da saúde do seu amigo de quatro patas. Ele poderá guiar os protocolos para ter certeza de que o peludo está bem ou definir exames para investigar melhor o que o faz tremer. 

Se você gostou dessas dicas, compartilhe com seus amigos! Aqui no blog de Max, nós sempre postamos informações relevantes para o bem-estar e a saúde do seu pet. Siga Max nas redes sociais e fique por dentro das novidades e lançamentos.