Você está vendo: Gato
Por que o gato está fazendo xixi fora da caixa de areia?
Gatos são animais meticulosos e temperamentais, isso a gente já sabe. Inclusive em seus hábitos diários. Costumam ter horários e locais certos para quase toda rotina.
É por isso que os gateiros precisam ficar de olho quando qualquer coisa foge do comum. Um sinal de que o seu bichano está sentindo algo que compromete seu bem-estar é quando ele urina fora da caixa de areia.
E se você acha que isso é teimosia, pode mudar de ideia agora. Ao fazer xixi fora do local habitual, seu gato pode estar precisando de ajuda médica. Veja, abaixo, algumas condições que fazem o gato fazer xixi fora da caixa de areia:
Meu gato fez xixi fora da caixa, o que pode ser?
Parte dos motivos que podem levar o seu peludo a fazer xixi fora da caixa de areia estão relacionados ao sistema urinário.
Os rins são responsáveis por filtrar o sangue e produzir urina – como liberação daquilo que não é absorvido pelo organismo.
Como gatos não são lá muito adeptos ao consumo de água, retirar esses resíduos dos rins e levá-los para fora do corpo pode demorar mais do que o organismo gostaria, o que faz com que a urina fique mais concentrada, com aquela cor amarela escura. Quando isso se repete por muito tempo, os rins começam a trabalhar mais para conseguir filtrar o sangue e manter o organismo funcionando. É o que provoca a insuficiência renal e, no caso dos gatos, as Doenças do Trato Inferior Felino, que são:
Cálculos ou cristais na bexiga;
Os cálculos na bexiga acontecem quando os minerais que deveriam ser excretados na urina se condensam, seja porque o gato não se hidrata o suficiente ou porque há algum desequilíbrio dos nutrientes da alimentação, que propiciam a formação de cristais que se aglutinam, formando cálculos.
Infecções urinárias e cistites;
As infecções urinárias em gatos podem ser bacterianas ou fúngicas. Quando esses agentes penetram no organismo do animal pela uretra, podem provocar obstrução no trato urinário.
A cistite é uma infecção na bexiga causada por bactérias – e pode, justamente, ser uma evolução de infecções urinárias mais simples.
Outros motivos
Como falamos anteriormente, geralmente a causa do xixi fora da caixa de areia está relacionada ao sistema urogenital. Contudo, pode ser que o motivo seja pelo espaço e as condições de higiene em que a caixa se encontra. Por isso, é preciso:
- Caixa com espaço suficiente para que o gato gire o corpo 360º;
- Areia limpa, trocada com frequência de forma que não haja emissão de odores desagradáveis;
- Espaço neutro – gatos não gostam que o ambiente de higiene esteja próximo de onde dormem ou têm o convívio familiar.
Então, você sabia de todas essas informações sobre os porquês do gato fazer xixi fora da caixa de areia? Compartilhe este artigo com seus amigos e siga a Max nas redes sociais para ficar por dentro das novidades!