Você está vendo: Cão

Como fazer um filhote crescer saudável 

A partir do momento que você decide ter um pet em casa, é preciso compreender um fato simples: ele vai ocupar toda galeria do seu celular com centenas de fotos e vídeos (dormindo, comendo, com carinhas fofas ou selfies), e você terá todo esse amor e também um pacote de responsabilidades.

E, para te guiar nesse processo de fazer com que seu filhote cresça forte e saudável, preparamos este artigo. Prepare o print e veja abaixo: 

1. Imunização 

Antes mesmo de pensar em passeios e diversão com outros animais, seu pequeno precisa estar com a vacinação obrigatória em dia. Como são filhotes – seja de gato ou cachorro -, o sistema imunológico ainda está em formação. 

Então, procure o veterinário para organizar o calendário de imunização: 

Vacinas para gatos

Múltipla V4 ou V5 – a quádrupla protege contra a Panleucopenia, Clamidiose, Calicivirose e Rinotraqueíte. A quíntupla protege também contra a FELV, vírus que transmite a leucemia felina. 

Antirrábica – protege contra o vírus da raiva. 

Para cães

Múltipla V8 ou V10 – A diferença entre a V8 e a V10 são duas cepas a mais de leptospirose na proteção. Além delas, a vacina múltipla protege contra cinomose, parainfluenza, adenovirose tipo 2, parvovirose e coronavirose.

Antirrábica – protege contra o vírus da raiva.

No caso dos cães, há uma série de outras vacinas opcionais que protegem contra vírus e bactérias presentes no cotidiano do pet. Converse com o profissional acerca desses imunizantes e quais são os recomendados na sua região. Porque a incidência das doenças varia de acordo com o local em que o animal vive.

2. Proteção contra parasitas

Pulgas, carrapatos e mosquitos, além de serem incômodos, transmitem doenças que podem ser fatais, como a dirofilariose, também conhecida como verme do coração, e a babesiose, que provoca anemia tão profunda que compromete órgãos vitais como fígado e baço. 

Com a finalidade de preservar a saúde do seu filhote, é muito importante fazer a prevenção contra estes tipos de parasitas. Existem preventivos como: 

  • Pipetas – aplicadas diretamente no pescoço do pet têm ação de repelência por, em média, um mês. 
  • Coleiras – protegem contra os parasitos por períodos que vão de um a oito meses, a depender do que está escrito na bula do produto. A maioria é à prova d’água, então, nem é preciso tirar para lavar ou dormir. Age enquanto estiver em contato com a pele do cão;
  • Comprimidos – gem pelo período de um a três meses no organismo do animal

3. Proteção contra fugas

Muita gente ainda acredita que as saidinhas sejam boas para o convívio social dos pets – dos cães e dos gatos –, mas isso não é verdade! É fundamental que os tutores coloquem telas nas janelas, rolamento nos muros e evitem deixar portões abertos. 

Ao permitir que o seu peludo saia sem supervisão, você o expõe a riscos como: 

  • Atropelamentos;
  • Brigas com outros animais; 
  • Violência humana;
  • Doenças como a parvovirose. 

4. Garanta o entretenimento 

Enriquecimento ambiental é o conjunto de ações para que o animal tenha um gasto físico e mental de qualidade em casa. E claro que brincar com o seu amigo de quatro patas é fundamental, mas ele se divertir sozinho é importante para o bem estar. 

Para os gatos, playgrounds verticais, redes nos vidros da janela, arranhadores e fontes de água são excelentes formas de enriquecimento ambiental – eles se exercitam e criam mil e uma formas de interação com o espaço. 

No caso dos cães, tapetes sensoriais, bolinhas e dispensers recheados com o próprio alimento fazem com que a recompensa seja uma forma de benefício pela brincadeira – que pode ter a dificuldade variada de acordo com a ideia do tutor de abrir ou fechar mais ou compartimento que libera o “prêmio”. 

A criatividade vale tanto nessa situação que há vários vídeos na internet ensinando a usar materiais reciclados para fazer brinquedos de enriquecimento ambiental. 

5. Alimentação de qualidade 

Além das dicas acima, a alimentação completa o combo de cuidados que vão ajudar seu filhote a crescer com saúde física e mental. 

A linha de alimentos Max foi desenvolvida para oferecer aos peludos uma alimentação saudável. A formulação possui extrato de yucca, que proporciona menor volume e odor das fezes, e prebióticos, para melhorar a absorção dos nutrientes. O nível adequado de proteínas e a adição de ômega 6 ajudam na manutenção da pele e de pelos saudáveis.

A crocância é ideal para auxiliar na limpeza e redução da formação do tártaro, colaborando com dentes saudáveis. 

Se você gostou dessas dicas, compartilhe com seus amigos! Aqui no blog de Max, nós sempre postamos informações relevantes para o bem-estar e a saúde do seu pet. Siga Max nas redes sociais e fique por dentro das novidades e lançamentos.