Você está vendo: Cão
Como saber se o cão idoso tem dor nas articulações
Dores na lombar, ranger nos joelhos, articulações doloridas… às vezes parece que nosso corpo está gritando que “algo de errado não está certo”, não é mesmo? Só que desta vez a gente não está falando da sua saúde e sim dos cachorros idosos.
Os cães envelhecem e, assim como acontece com nossos idosinhos humanos, as articulações já não são as mesmas e incomodam muito, principalmente em dias mais frios.
Vamos falar um pouco do assunto para que você consiga observar bem seu animal e ter bastante informação para compartilhar com o médico veterinário.
O que causa dor articular em cães idosos?
Um dos principais motivos de dor nas articulações dos cães é a Doença Degenerativa Articular, também conhecida como artrose, ou osteoartrose. A artrose pode ser:
- Primária: pelo envelhecimento da cartilagem e redução do líquido que colabora com a redução do impacto entre os ossos durante os movimentos naturais do corpo;
- Secundária: acontece por causa de alguma questão anterior, que pode ser um trauma ou rompimento de ligamento, por exemplo
- Genética: como o nome diz, tem natureza hereditária como displasias de cotovelo, displasia coxofemoral e outras malformações articulares.
Com evolução lenta e silenciosa, a artrose é caracterizada como doença crônica.
Quais são os sintomas de artrose em cães?
Por mais que os cães idosos sejam mais lentos e mais quietos, a artrose causa ainda outros sinais clínicos que podem ser observados por um tutor atento, quais sejam:
- Movimentos lentos;
- Sensibilidade ao toque – podem até ficar agressivos se o tutor tocar na parte dolorida
- Diminuição na mobilidade – como redução dos saltos ou dificuldade em subir em superfícies como escadas;
- Tremor nas patas ao caminhar;
- Inchaço nas articulações.
Primeiramente, o médico precisará fazer exames físicos para verificar os reflexos e se há sinais de dor. Caso seja necessário, o veterinário irá solicitar exames de imagem para verificar a gravidade e o estado da doença.
Artrose em cães tem cura?
Não. A artrose é uma doença degenerativa e o médico-veterinário vai indicar o tratamento adequado. Só ele poderá indicar o melhor caminho para que seu amigo sinta menos dor e possa viver bem esta etapa tão importante da vida.
Lembre-se de que a velhice não é sinônimo de invalidez. Por isso, brinque e interaja com seu peludo, desde que respeite seu tempo e suas limitações. Todo amor e afeto é bem-vindo.
A partir dos sete anos – em geral quando os cães atingem a velhice –, é importante que as consultas de rotina sejam mais frequentes. Siga as recomendações médicas e, se for preciso, leve seu amigo a consultas com especialistas para acompanhar todas as mudanças decorrentes da idade. Em caso de qualquer alteração clínica, como a cor da urina ou do comportamento, leve seu peludo ao veterinário para que o caso seja avaliado.
Ah, e lembre-se que a alimentação é muito importante nesta fase. Invista em alimentos com nutrientes que colaboram com a saúde das articulações.
Se você gostou dessas dicas, compartilhe com seus amigos! Aqui no blog de Max nós sempre postamos informações relevantes para o bem-estar e a saúde do seu pet. Siga Max nas redes sociais e fique por dentro das novidades e lançamentos.