Você está vendo: Cão
Como saber a idade do cachorro?
Para descobrir se o cão é filhote, adulto ou idoso, há muitos detalhes em questão. Afinal, o crescimento e o envelhecimento dos cães pode acontecer mais rápido em determinadas raças; sem contar que o porte do peludo também pode influenciar nesse sentido. Parece muita informação, né? Mas não se preocupe. No texto abaixo vamos te ajudar a identificar a idade do seu cachorro! Confira:
Avalie as patas e os dentes do seu cão
A dentição e as patinhas ajudam a descobrir em qual fase da vida o seu melhor amigo de quatro patas está. No início da vida não há tanto desgaste dos coxins – aquela parte fofinha da pata que toca o chão ao pisar -, e, por isso, as patas de filhotes são mais macias e suaves. Porém, à medida que o cão vai envelhecendo, há presença de calos e as patas ficam com textura áspera e dura.
Quanto à dentição, os filhotes têm dentes de leite, que são pequenos e brancos, enquanto os idosos têm dentes maiores e amarelados. Se os dentes estiverem limpos e brancos, é provável que o cão seja mais jovem. Se houver tártaro e desgaste nos dentes, há mais chances dele ser mais velho.
Observe o focinho para saber a idade do cachorro
Cães mais jovens geralmente têm o focinho úmido e com textura fininha. Nos cães com mais idade, o focinho costuma ser mais seco ou com manchas de pigmentação. O tamanho do focinho também pode ser um indicativo da idade do cachorro. Cães mais jovens geralmente têm focinhos menores e mais finos, enquanto cães mais velhos podem ter focinhos maiores e mais largos.
Pelos grisalhos denunciam a idade do cachorro
Assim como os humanos, os cachorros também ficam grisalhos com o passar dos anos, começando com os pelos ao redor do queixo e do focinho, das patas e da virilha. A pele do animal idoso também é diferente, sendo mais fina e com manchinhas por toda a extensão.
Uma Max para cada etapa da vida
Depois de observar esses detalhes, converse com o médico-veterinário para chegar o mais próximo possível da idade do seu amigo de quatro patas. Assim, você vai saber qual protocolo de vacinas e antiparasitários seguir, com o intervalo estipulado pelo médico.
Quanto à alimentação, Max tem uma receita especial para cada fase da vida do seu peludo. Desde os filhotes, que precisam de muita energia, aos idosos, que demandam suplementação, como para as articulações, por exemplo.
Agora que você sabe se o seu cachorro é filhote, adulto ou idoso, compartilhe essas dicas com seus amigos. E não se esqueça de acompanhar todas as novidades de Max nas nossas redes sociais!