Você está vendo: Gato

Saiba por que escovar o pelo dos gatos

Já sabemos que gatos não precisam tomar banho. Com muita paciência e dedicação, eles conseguem retirar a sujeira e os pelos mortos com a própria língua. Mas você sabia que ainda assim é preciso escovar o pelo dos gatos diariamente?

A seguir, vamos te contar o porquê dessa necessidade, como ela ajuda o bichano a manter o organismo mais saudável e evita que você tome sustos com bolas de pelo regurgitadas ou que precisam ser retiradas por meio de cirurgia. Leia tudo abaixo! 

Como os gatos se limpam?

Antes de reforçar a necessidade de escovar o gato, porém, é importante entender como o peludo se higieniza. Graças à língua áspera, que mais parece uma escova de cerdas, o animal consegue remover a sujeira e os pelos mortos apenas com lambidas. 

A saliva dos gatos também é importante nesse processo, uma vez que ela contém enzimas que ajudam a eliminar bactérias da pele e do pelo. Em dias mais quentes, os bichanos também podem usar a saliva para umedecer a pele, aliviar o calor e regular a própria temperatura corporal. 

Só que nem tudo nesse processo é bom. Dependendo da quantidade de pelo ingerida, podem se formar as famosas bolas de pelo – que oferecem riscos à saúde do animal. 

Escovar os gatos é uma forma de cuidado 

Escovar o gato de dois a 10 minutos por dia já ajuda o organismo do bichano a prevenir as temidas bolas de pelo. Elas são, basicamente, aglomerados de pelos que foram engolidos durante a autolimpeza. 

Como os pelos não são digeríveis, eles se acumulam no aparelho gastrointestinal do peludo, geralmente entre o estômago e o intestino. Quando o animal não consegue expelir essa bola por regurgitação ou pelas fezes, elas se acumulam em bolas ainda maiores que podem causar muito incômodo para o gato e um grande transtorno para o tutor. 

Isso porque o acúmulo de bolas de pelo pode provocar desconforto abdominal, náusea e vômito. Em casos mais graves, as bolas de pelo podem gerar obstrução intestinal, que só é revertida através de cirurgia. 

Por isso, é importante escovar o gato regularmente para remover o excesso de pelos soltos e prevenir a formação de bolas de pelo. Existem diversos modelos de escovas para gatos no mercado pet, e você pode escolher de acordo com o tamanho do bichano e o tipo de pelagem. 

Alimentação adequada evita formação de bolas de pelo 

Nas fórmulas de Max Gatos, há nutrientes especialmente inseridos para evitar a formação das bolas de pelo. De forma geral, eles facilitam o movimento intestinal, o que favorece a eliminação do excesso de pelos e evita o acúmulo na região intestinal. 

A Max está presente em pet shops on-line e físicos de todo o Brasil. São diversos sabores e apresentações desenvolvidas especialmente para que os gatos vivam bem e saudáveis por bastante tempo ao lado da família. 

Lembre-se de manter as consultas veterinárias, vacinas e antiparasitários em dia. Isso, aliado à boa alimentação e a um ambiente com enriquecimento ambiental – desde playgrounds verticais a arranhadores -, ajudam a promover o bem-estar dos gatos desde a fase de filhotes até à velhice. 

Se você gostou dessas dicas, compartilhe com seus amigos! Aqui no blog de Max, nós sempre postamos informações relevantes para o bem-estar e a saúde do seu pet. Nos siga nas redes sociais e fique por dentro das novidades e lançamentos.