Você está vendo: Cão
Ração para cachorro idoso precisa ser diferente?
Quando a idade chega, os pelos brancos começam a surgir ao redor do focinho – que também ganha algumas manchinhas – e as brincadeiras mais enérgicas acontecem com menos frequência. Sinais de que agora você tem um cachorro idoso em casa.
Como mães e pais de pet, tudo o que queremos é que eles tenham uma vida longa e saudável. Para isso, não pode faltar carinho e afeto, acompanhamento do veterinário e, claro, uma alimentação adequada para essa fase.
Você sabia que a ração para cachorro idoso deve ser específica para a idade?
O que muda na alimentação do cachorro idoso?
A Medicina-veterinária considera que cães a partir de sete anos são considerados idosos. Nessa fase da vida, estão mais propensos a desenvolver doenças como hipertensão, diabetes, problemas renais e articulares. Então, é importante você entenda as necessidades nutricionais da alimentação de um cachorro idoso. Veja quais são:
- Proteínas são importantes para manutenção da massa muscular, que tende a diminuir com a idade. Além disso, esse nutriente é importante para que os tecidos saudáveis, o sistema imunológico e a produção de hormônios e enzimas estejam estabilizados.
- Cálcio é um nutriente importante na ração de cães idosos, porque ajuda a manter a saúde óssea e dental. Com o envelhecimento, os cães são propensos à fraturas quando não há quantidade suficiente. Além disso, o cálcio também é importante para a contração muscular e para a transmissão de impulsos nervosos.
- Ácidos graxos desempenham diversas funções no organismo dos idosinhos. Por exemplo, produção de energia, manutenção da saúde da pele e do pelo, suporte ao sistema imunológico e redução de processos inflamatórios. Além disso, os ácidos graxos como o ômega-3 são importantes para a saúde cardiovascular e para ajudar os estímulos cerebrais.
Como fazer a troca de ração para cachorro idoso?
Com receio de mudar a alimentação dos seus peludos, muitos pais e mães de pet se mostram relutantes com a troca, mas ela precisa ser feita, ainda que de forma gradual e mais lenta.
Cada etapa da vida demanda um tipo de alimentação. Quando filhotes, o foco é o desenvolvimento. Quando adultos, a manutenção da energia e saúde. Nos idosos, é importante um alimento que previna e controle os desequilíbrios do organismo.
O ideal mesmo é conversar com o veterinário que cuida do seu filho de quatro patas para definir com ele a quantidade necessária por dia – uma vez que um cachorro idoso precisa de nutrientes específicos e menos gordura para evitar quadros de obesidade.
Como é a alimentação do cachorro idoso
Na velhice, uma das mudanças do organismo é a capacidade de absorver os nutrientes e vitaminas necessários para o dia. Mais que a absorção, há também a dificuldade de manter o organismo em equilíbrio.
Por isso, pequenas porções de ração são uma boa ideia, isso ajuda o organismo a absorver mais facilmente os nutrientes e evita que haja desperdício.
Dicas de rotina para cachorro idoso
Ainda que o seu pequeno peludo seja super enérgico, comilão e brincalhão, é preciso que haja alguns cuidados em relação à rotina diária. Veja quais são eles:
- Diminua a intensidade e o tempo diário da prática de exercícios. Com a idade avançada, a resistência física do animal já não é a mesma e seu metabolismo é muito mais lento.
- Lembre-se de oferecer água para ajudar os rins a trabalharem melhor. Em dias mais quentes, procure trocar a água para que o cão tenha sempre água fresca à disposição;
- Consultas com o médico-veterinário devem fazer parte da rotina. Converse com o profissional responsável sobre as principais necessidades do animal.
- Uma boa alimentação contribui para o fortalecimento do animal.
Melhor ração para cachorro idoso
Para garantir mais qualidade de vida ao seu cachorro idoso, Max Idosos foi desenvolvida em duas versões: uma para cachorros de pequeno porte e outra para cães de porte médio e grande. Ambas têm sabor frango e arroz, formulação equilibrada para ajudar os vovôs e vovós de quatro patas a manterem sua saúde intestinal e articular, além do efeito anti-idade.
Se você gostou dessas dicas, compartilhe com seus amigos! Aqui no blog de Max, nós sempre postamos informações relevantes para o bem-estar e a saúde do seu pet. Siga Max nas redes sociais e fique por dentro das novidades e lançamentos.