Você está vendo: Cão
SRD (sem raça definida): conheça a origem do vira-lata
Vira-lata é o nome popular dado aos cachorros sem raça definida (SRD). Isto é, que não possuem uma linhagem específica. Isso porque eles são resultado do cruzamento de diferentes raças, e apresentam uma grande variedade de características físicas e comportamentais. Mas, nem por isso são menos amados, certo?
Caramelos, pretinhos de botinha, rebaixadinhos… Independentemente da forma e da pelagem, eles conquistam muitos corações e possuem um dia dedicado especialmente a eles: 31 de julho, o Dia do Vira-Lata!
Origem do vira-lata
A origem do cachorro vira-lata é incerta, mas é possível que ele tenha surgido a partir da domesticação dos lobos. Com o tempo, os humanos começaram a selecionar cães com características específicas para diferentes tarefas, como caça, pastoreio e guarda.
No entanto, sem o controle populacional e a falta de conhecimento acerca dos ciclos de reprodução, os cães acabavam se reproduzindo livremente e misturando suas características com as de outros cães.
Por que são chamados de vira-lata
Os vira-latas são chamados assim porque, como não possuem uma raça definida, ou seja, não se enquadram em padrões estabelecidos por associações de criadores de cães, eles correm maior risco de não serem adotados. Por esse motivo, é bem comum encontrarmos esses cães nas ruas vagando em busca de alimentos, “virando latas”.
Apesar dos preconceitos, os vira-latas são muito inteligentes e adaptáveis. No Brasil, o tipo de vira-lata mais comum é o caramelo de porte médio.
Como adotar um vira-lata
Adotar um cachorro sem raça definida é uma ótima opção para quem busca um animal de estimação fiel e carinhoso. Existem diversas ONGs e abrigos que facilitam a adoção de cães, a maioria deles vira-latas.
Antes de adotar um cachorro, porém, é importante considerar todas as responsabilidades envolvidas, como alimentação adequada, higiene básica, cuidados com a saúde e prática regular de exercícios físicos.
Estes tópicos são essenciais para garantir o bem-estar do animal. Além disso, é importante oferecer muito amor, carinho e atenção ao seu cachorro vira-lata, para que ele se sinta amado e protegido em sua nova casa.
Veja sobre a adaptação de animais adotados aqui. Continue navegando pelo nosso blog, siga Max nas redes sociais e marque a gente nos seus stories com seu vira-latinha lindo!