Você está vendo: Cão

É bom passear com o cachorro todos os dias? Descubra!

Fala sério, quando você menciona a palavra “passear”, provavelmente seu filho de quatro patas levanta as orelhas e, automaticamente, se empolga como se não houvesse amanhã. Mas será que é bom para o cachorro passear todos os dias?

Se você está em dúvida, vamos te dar bons motivos para levar o seu cachorro para passear, pelo menos, uma vez ao dia. Afinal, muito mais que um caminhar pelo quarteirão, o passeio é o momento em que seu cão interage com um ambiente diferente e curte o tempo com você. Veja abaixo os motivos para passear com seu doguinho todos os dias. 

Passear com o cachorro todos os dias previne doenças 

O exercício físico diário é benéfico para manter o pleno funcionamento do organismo. Ao passear, seu filho de quatro patas vai: 

  • Fortalecer e exercitar as articulações com o movimento de caminhada. Só lembre de respeitar os limites do cão e, ao notar que ele está ofegante, reduza o ritmo, faça uma parada e ofereça água; 
  • Ter menos chances de desenvolver obesidade;
  • Menor risco de ter problemas cardíacos, porque a atividade física ativa a circulação sanguínea e mantém níveis saudáveis para nutrir os órgãos vitais;
  • Gastar energia mental, uma vez que vai sentir cheiros e ver pessoas diferentes. Isso faz com que ele mantenha a atenção no percurso para reconhecer o ambiente e, no caso dos machos, principalmente, demarcar o território.

Passear com o cachorro fortalece o vínculo afetivo entre o tutor e o pet

Ao levar o cachorro para passear todos os dias, você estabelece uma rotina de diversão entre vocês, principalmente para o cão, que interpreta esse momento como um presente. Logo, o vínculo afetivo é fortalecido. 

Além disso, a rotina do passeio ajuda no controle da ansiedade de separação, uma vez que o animal compreende a relação de confiança entre vocês e, muito provavelmente, entenderá que você vai sempre voltar para casa. 

Passear com o cachorro melhora a socialização com outros cães e pessoas

Cachorros que passam o tempo todo sozinhos em casa tendem a desenvolver sentimento de posse em relação ao tutor e ao espaço. Isso faz com que o peludo tenha mais dificuldade para conviver com outros animais e aceitar a proximidade de pessoas fora do convívio familiar. 

Nesse caso, os passeios são grandes aliados da socialização, uma vez que o cão observa outras pessoas e animais, alguns interagem e outros não, mas sempre com a mediação do tutor por meio da guia e do olhar atento. 

Passear com o cachorro todos os dias evita comportamentos destrutivos 

Quando o cachorro come um pedaço do chinelo ou rói a perna do sofá, pode ser um sinal de que ele está entediado. Isso mesmo! Ao ficar sem ter o que fazer, qualquer coisa vira alvo de distração. 

Passear com o cachorro todos os dias é bom para gastar essa energia mental que poderia ser convertida em destruição. Claro que não é só o passeio que vai fazer isso pelo seu peludo e por você. É preciso que o ambiente familiar também tenha brinquedos e objetos do pet. Assim, ele pode brincar com o que é dele. 

Caso o comportamento continue, cogite procurar um profissional em comportamento canino ou um adestrador de confiança. Eles são capazes de ajudar a acalmar seu amigo de quatro patas e ensinar comandos para que você fique mais tranquilo em relação ao comportamento dele em casa. 

Se você gostou dessas dicas, compartilhe com seus amigos! Aqui no blog de Max, nós sempre postamos informações relevantes para o bem-estar e a saúde do seu pet. Também nos siga nas redes sociais e fique por dentro das novidades e lançamentos.