Você está vendo: Gato

Gatos ciumentos: quais são os sinais e como educar?

Eles mordem, rosnam e tentam chamar a atenção quando outros animais ou pessoas estão por perto. Lidar com gatos ciumentos pode ser um verdadeiro desafio para os pais e mães de pet, mas com alguns truques e muita paciência, é possível tirar essa tarefa de letra! 

Sinais dos ciúmes em gatos

As formas de demonstrar ciúmes em diferentes pets podem variar, mas alguns sinais são bastante comuns nos bichanos até que eles se acostumem com outros animais, como:

  • Rosnar para o objeto de ciúmes, seja outras pessoas ou animais;
  • Bater, arranhar e morder o foco de atenção dos tutores;
  • Perda de apetite; 
  • Esconder-se na presença da outra pessoa/animal;
  • Fazer suas necessidades fora do lugar de costume para chamar a atenção.

Dicas para lidar com gatos ciumentos

Agora que você já sabe como identificar ciúmes nos seus amigos de quatro patas, que tal ajudar seu pet a lidar com esse sentimento? Confira algumas dicas.

Utilize reforços positivos e negativos

Os truques de adestramento relacionados a reforços positivos ou negativos podem ser úteis nesse processo. 

Se você tiver que restringir a circulação do seu gato a alguns espaços da casa, por exemplo, faça isso aos poucos, com barulhos que os gatos não gostam como o bater de palmas a cada vez que ele entrar em um ambiente “proibido” até que ele saia do local.

Você pode ainda fazer um “chocalho disciplinar” com uma lata de alumínio usada com algumas pedrinhas dentro, ou utilizar petiscos. Sempre que o animal demonstrar ciúmes, utilize o chocalho, e sempre que ele obedecer os seus comandos, ofereça uma recompensa.

Dê mais atenção ao seu pet

Talvez o ciúmes do seu pet seja apenas falta do carinho e da atenção que ele recebia antes. Que tal passar um momento com o seu bichano para matar as saudades?

Outra sugestão é comprar brinquedos para eles se distraírem, já que o ciúmes é muitas vezes proporcionado por animais sozinhos e entediados.

Aposte no enriquecimento ambiental

Falando em tédio e estresse, você pode ainda apostar no enriquecimento ambiental para trazer maior tranquilidade ao seu filho de quatro patas.

Isso significa equipar a casa com acessórios que estimulem o animal a agir segundo seu comportamento natural, respeitando seus instintos, como determinados brinquedos, plataformas e atividades.

Outra opção é utilizar feromônios, encontrados em lojas especializadas, que podem ajudar a acalmar os bichanos estressados.

Gostou das dicas? Comece a colocá-las em prática hoje mesmo para trazer maior paz ao seu pet, com muito amor e carinho!