Você está vendo: Gato
Aprenda a calcular a idade do gato
Todo gateiro já se perguntou quantos anos humanos equivalem à idade do gato. O senso comum costuma dizer que cada ano de um animal de estimação – no caso de cães e gatos – seja correspondente a sete ou oito anos humanos. Mas como é esse cálculo?
A lógica é a seguinte: quando um gatinho completa um ano de idade, já saiu do leite materno, passou pelos alimentos formulados para filhote e já consome como um animal adulto. Nesse período os ossos completam sua formação e a dentição também já é definitiva. Em comparação, crianças só atingem a independência alimentar depois de dois anos, a formação da dentição definitiva é entre os 6 e 10 anos, e o desenvolvimento ósseo se estende até a adolescência.
Ou seja, para um gato, a vida passa muito mais rápido! Quer aprender a calcular a idade do gato? Separa o print, a calculadora e segue com a gente!
Como calcular a idade do gato?
Existem características fisiológicas que podem colaborar com a dedução da idade de um felino. Por isso, classificamos o post abaixo de acordo com o tempo de vida de um gato.
Como saber se um gato é filhote?
Observe os olhos e a independência pois, até os dez dias de vida, o gato não consegue fazer nada sozinho e seus olhos não estão completamente abertos. Nessa faixa de idade, o animal ainda é considerado recém-nascido.
Aos poucos o bichano abre os olhos e começa a se movimentar – mesmo que um pouco desengonçado –, mas é só depois do primeiro mês que o gato começa a adquirir comportamentos típicos da espécie, como interesse pela caça e preocupação com a própria higiene. É também depois desse primeiro mês que ele ganha peso e os olhos adquirem cor definitiva.
A partir do terceiro mês, comece a observar os dentinhos – eles caem para que os definitivos nasçam -, como ele anda e as brincadeiras. Assim, mesmo se você adotou um gato de rua, vai poder deduzir sua idade.
Como saber se um gato é adulto?
O gato é considerado adulto a partir de 12 meses de vida. Nessa fase, há uma mudança bem nítida na coloração dos dentes – o esmalte vai sendo desgastado e escurecendo aquele “sorriso’ branquinho”. Também é comum que, ao se tornar adulto – e sem a escovação -, comece a surgir as placas de tártaro.
Depois dos quatro anos, os dentes do felino ficam mais desgastados e a gengiva começa a ganhar pigmentação – pintinhas de outra cor. É nessa fase também que os bichanos tendem a ficar mais preguiçosos e menos ativos. Por isso, invista na verticalização da casa e controle a alimentação pois seu amigo não tem mais aquela energia para saltar e bagunçar tudo e isso precisa ser calculado na quantidade de comida ofertada ao seu gato.
Lá pelos sete anos, pode ser que seu amigo esteja um pouco lento, mas ainda se mostre ativo, brinque bastante e seja curioso. Mas, é com essa idade que a Medicina Veterinária considera o início da velhice para os gatos. Então, marque uma consulta com um cardiologista e um clínico para fazer os exames de rotina no seu animal e manter sua vida saudável e longa.
Como saber se um gato é idoso
No mundo dos gatos, não há uma idade padrão para ganhar a “carteirinha de idoso” – varia conforme a raça. De toda forma, dá para perceber pelos hábitos. Os vovôs são mais devagar, têm preguiça de subir nos móveis, e têm os dentes cheios de tártaro – caso o animal não tenha sido submetido a nenhuma tartarectomia.
Outros fatores que indicam que o seu gato é idoso são o crescimento acelerado das unhas, a tonalidade branca que começa a se destacar na pelagem e a sonolência – o bichano passa a dormir mais.
Por fim, uma característica importante da velhice dos gatos é o apetite mais caprichoso.
Geralmente, quem vai indicar a mudança de alimentação para ajudar na digestão é o médico-veterinário – já que, nessa altura da vida, seu amigo precisa de cuidados com os órgãos vitais como o fígado, rim e coração.
Dá para calcular a idade de gato em tempo humano?
Não existe nenhuma comprovação científica para fazer a equivalência de idade entre os gatos e os humanos, mas há um cálculo comumente usado:
- O primeiro ano de vida é a fase de maior desenvolvimento felino, por isso, é equivalente a 14 anos humanos.
- Os dois anos correspondem a 24 anos humanos.
A partir dos três anos, soma-se mais anos para cada aniversário do pet. Ou seja, com três anos, o gatinho já tem 28 anos – e a cada ano que passa, ganha mais quatro.
- 4 anos felinos = 32 anos humanos
- 5 anos felinos = 36 anos humanos
- 6 anos felinos = 40 anos humanos
- 7 anos felinos = 44 anos humanos
- 8 anos felinos = 48 anos humanos
- 9 anos felinos = 52 anos humanos
- 10 anos felinos = 56 anos humanos
- 11 anos felinos = 60 anos humanos
- 12 anos felinos = 64 anos humanos
A média de vida de uma gato costuma ser entre 13 e 15 anos. Aproveite todo tempo e amor que seu amigo tem a oferecer. Compartilhe momentos e cuide bem dele.
Conseguiu saber qual é a idade do seu gato? Repasse a seus amigos e conte para gente lá no Instagram da Max quantos anos seu gatinho tem.