Você está vendo: Gato

5 perfis de pais e mães de gatos

Do mais liberal ao superprotetor, há diversos perfis de pais e mães de gatos espalhados por aí. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Exeter, do Reino Unido, entrevistou 50 tutores dos felinos e os dividiu em cinco tipos.

O objetivo da pesquisa era entender como os guardiões podem reduzir a caça de seus bichanos a pequenos animais selvagens. Isso porque o nível de supervisão dos tutores está diretamente relacionado à forma como os gatos interagem e se comportam no ambiente ao seu redor.

Preocupados, defensores da liberdade, guardiões tolerantes, cuidadores conscienciosos e adeptos da liberdade total: a qual grupo será que você pertence? Leia os perfis abaixo e descubra.

1. Protetores preocupados

Esse tipo de pai e mãe de pet é daquele superprotetor, 100% focados na segurança do peludo e na supervisão dos animais. Preocupam-se com a possibilidade de seus filhos de quatro patas se perderem, serem roubados ou até sofrerem acidentes e, por isso, os mantêm em casa, onde estariam seguros.

Os bichanos criados por esse tipo de tutores estão protegidos de doenças, brigas, acidentes e maus tratos, mas quando vão à rua, estão mais suscetíveis a sofrer desses problemas.

2. Defensores da liberdade

Outro tipo de guardião é aquele que acredita na liberdade e na independência do seu pet. Por isso, permitem que seus amigos tenham livre acesso à rua e sigam seus instintos livremente, sem qualquer restrição de comportamento.

Deixam, ainda, que os gatos cacem à vontade. Afinal, para eles, isso faz parte da natureza desse animal e ainda colabora para o controle populacional dos roedores.

3. Guardiões tolerantes

Já os tolerantes consideram o risco dos gatos se perderem no ambiente da rua, mas acreditam que os benefícios que essas saídas podem gerar aos animais são superiores.

Eles não se atraem pelo comportamento caçador dos gatos, mas entendem que essa é a maneira desses animais de ser, e não têm certeza de como poderiam reduzir esse traço do comportamento felino.

4. Cuidadores conscienciosos

Os cuidadores conscienciosos, por outro lado, sentem-se responsáveis pelos hábitos de caça de seus pets, e buscam controlar essa natureza, especialmente em relação aos pássaros.

Eles ainda acreditam que os gatos devem ter acesso à rua, mas realizam algum tipo de contenção para reduzir o impacto dos animais na vida selvagem.

5. Adeptos da liberdade total

Por fim, os adeptos da liberdade total nunca pensaram sobre o impacto da caça felina nas populações selvagens

Eles desconhecem os perigos e problemas relacionados aos gatos que vagam pelas ruas, mas controlariam os seus pets se eles matassem outros animais o tempo todo.

Gostou da pesquisa? E você, que tipo de mãe/pai de gato é?