Você está vendo: Gato
Por que o gato pula na cama de noite?
Os gatos são animais noturnos por natureza, o que significa que eles são mais ativos durante a noite. Isso pode explicar o motivo da sua cama virar alvo de brincadeiras enquanto você está tentando dormir.
Para os gatos, a cama é um lugar confortável e aconchegante para descansar, e eles podem se sentir mais seguros e protegidos ao lado de seus tutores humanos.
Como evitar que o gato interfira no sono do humano
Se o seu gato pula na cama e está atrapalhando seu sono, há algumas coisas que você pode fazer para ajudar a resolver o problema.
Uma opção é fechar a porta do quarto para manter o gato fora – mas, ao ler essa parte do texto, provavelmente você pensou que isso é pior, uma vez que seu peludinho vai focar toda energia em arranhar a porta até conseguir entrar de novo no quarto.
Você também pode tentar fornecer ao seu gato uma cama confortável em outro lugar da casa, para que ele possa dormir lá durante a noite.
Outro possível motivo para o gato pular na cama de noite é pedir comida ou atenção. Nesse caso, uma das formas de aliviar esse comportamento é oferecer alimentos de qualidade que o mantenham nutrido durante a noite ou alimentá-lo e brincar com ele antes de ir para a cama.
Dicas para que o gato pare de pular na cama de noite
Para ajudar a melhorar o comportamento do seu gato durante a noite, certifique-se de fornecer a ele bastante exercício e estimulação durante o dia. Lembre-se que um pet cansado de tanto brincar é um pet feliz.
Para isso, ofereça brinquedos interativos, como varinhas com penas ou ratos de brinquedo. Eles podem ajudar a manter seu gato ocupado e ativo. Tente também estabelecer uma rotina consistente antes de dormir para que seu gato saiba quando é hora de dormir e se acalmar.
A implementação da rotina e de métodos de enriquecimento ambiental fazem com que o animal tenha o cansaço físico e mental e faça a associação de que, ao final dos acontecimentos, é hora de relaxar para recarregar as energias.
Com um pouco de paciência e treinamento, você pode ajudar seu gato a se comportar melhor durante a noite e garantir uma boa noite de sono para você também.
Mas, se você sentir que esse comportamento está interferindo até mesmo na rotina diária do gato, e que ele está como a aparência mais desleixada ou sem apetite, é melhor que um veterinário de confiança avalie o quadro clínico e converse com você sobre alternativas terapêuticas para o sono do seu filho bichano.
Se você gostou dessas dicas, compartilhe com seus amigos! Aqui no blog de Max, nós sempre postamos informações relevantes para o bem-estar e a saúde do seu pet. Siga Max nas redes sociais e fique por dentro das novidades e lançamentos.