Você está vendo: Gato

Melhores brinquedos para gatos de apartamento

Uma bolinha que vira presa, um túnel que vira esconderijo: os melhores brinquedos para gatos de apartamento são aqueles que instigam seus instintos. Além de gastar energia, eles desenvolvem a coordenação motora, equilíbrio e ainda fazem bem para a saúde mental do animal.

Muitos deles podem ser utilizados sem a presença do tutor, e são perfeitos para os peludos que passam boa parte do dia sozinhos em casa. Mas também há os objetos que promovem a interação e a criação de laços entre humano e animal. 

Ficou curioso? Conheça alguns dos melhores brinquedos abaixo!

Brinquedos para gatos que proporcionam o enriquecimento ambiental

Os melhores brinquedos para gatos são aqueles que estimulam o comportamento natural do animal, colaborando para o enriquecimento ambiental da casa. Além de entreterem o pet, eles reduzem o estresse do gato e promovem a sua saúde e bem estar. 

Você pode utilizar, por exemplo, arranhadores, animais de pelúcia ou até túneis interativos, que serão abordados a seguir.

Arranhador

O arranhador é um item indispensável na casa de quem cuida de gatos. Ele é uma boa ferramenta para proporcionar brincadeiras ao peludo mesmo quando você não estiver no apartamento. 

Esse tipo de brinquedo serve para que os bichanos arranhem as unhas, estimulando seu desgaste natural e também para que subam, pulem, alonguem e até descansem. 

Afinal, o comportamento de arranhar é instintivo aos gatos. Ele está relacionado à demarcação de território e alívio de estresse. Melhor arranhar um brinquedo que o sofá da sua casa, não é mesmo?

Se você tiver pouco espaço em casa, há diversas opções verticais e, para quem está sem dinheiro, é possível fazer um arranhador com uma caixa de papelão, por exemplo.

Nichos

Outro comportamento instintivo dos felinos é a exploração. Subir, pular e descobrir novos espaços é com eles mesmo!

Por isso, verticalizar a casa com nichos feitos especialmente para os bichanos pode ser uma boa ideia. Ofereça a eles caminhos que possam percorrer em diferentes alturas e deixe-os se divertir livremente.

Bolinhas

Já experimentou brincar de bolinha com um gato? Eles amam! Você mesmo pode começar a brincadeira e aproveitar para criar laços com o seu peludo ou deixar que ele brinque sozinho. 

Existem diversos tipos de bolinhas para os pets: você pode fazer uma de papel ou comprar de lã, com guizo, com pena ou interativa. 

Todas elas simulam uma presa que o gato encontraria na natureza e, por esse motivo, permitem que ele exercite seus instintos naturais de caçador.

Algumas bolas ainda possuem em seu interior o catnip, uma erva chamada Nepeta cataria, a erva-dos-gatos. Ela não causa vícios e nem efeitos colaterais, mas atrai os pets, deixando-os eufóricos, brincalhões e, depois, relaxados.

Caixa de papelão

Não tem jeito: os gatos adoram uma boa caixa de papelão, objeto que pode ser facilmente convertido em um brinquedo divertidíssimo.

Para isso, você pode abrir um círculo em uma das laterais da caixa, mais ou menos do tamanho de um pires. Pronto! Você pode brincar de entrar e sair com o peludo ou ainda oferecer bolinhas que simulem presas quando ele estiver dentro da caixa. 

Vareta

As varetas com brinquedos na ponta também são ótimas opções para oferecer ao seu gato. Basta segurar na ponta da vareta e balançar o objeto para que o gato queira caçá-la.

Ela ainda contribui para que os filhotes trabalhem o seu desenvolvimento motor, coordenação e equilíbrio

Túnel interativo

Além de caçar e arranhar, gatos gostam muito de se esconder. Por isso, túneis são perfeitos para eles. Uma boa pedida é colocar um brinquedo com um guizo dentro do objeto e deixar o animal e divertir caçando.

Com o túnel, ainda é possível que o gato brinque na presença dos tutores ou quando estejam sozinhos no apartamento.

Bichinhos de pelúcia

Mais um brinquedo que estimula os instintos de caçador do gato, os bichinhos de pelúcia em formato de ratinho são ótimos para a mordedura do animal.

Mas eles também podem servir para aquele momento de preguiça e aconchego, quando ele quer apenas abraçar um objeto macio e tirar um cochilo.

Agora que você conhece os melhores brinquedos para gatos de apartamento, que tal proporcionar brincadeiras e bons momentos para o seu bichano?