Você está vendo: Cão
Como ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo: guia completo
Adotar um novo pet é sempre uma aventura: é preciso adaptar a casa para o animal, comprar novos brinquedos e, é claro, ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo, o que pode ser um processo trabalhoso.
Com muita paciência, carinho e algumas técnicas, é possível, no entanto, mostrar ao seu novo amigo de quatro patas as regras da casa e, assim, promover a melhor convivência entre todos. Saiba como a seguir.
Adapte o espaço
A chegada de um novo amigo no lar sempre conta com mudanças de rotina, hábitos, cuidados e até objetos.
Enquanto o cachorro ainda faz xixi no lugar errado, vale, por exemplo, tirar todos os tapetes da casa. Isso porque os peludos associam esse objeto à grama, onde eles naturalmente urinam.
Determine o local e mostre para o seu pet
Depois, é hora de escolher o melhor lugar para ensinar o seu amigo de quatro patas a fazer xixi. Uma dica é que esse espaço seja distante do local de refeições. Afinal, os cachorros são parecidos conosco nesse sentido, e não gostam de fazer suas necessidades perto de onde comem.
Quando a área estiver definida, é preciso mostrá-la ao pet. Forre o canto com jornal ou tapete higiênico, mantendo-o sempre limpo e, sempre que perceber que o cão precisa se aliviar, leve-o a esse lugar e espere que ele faça as necessidades.
Não dê bronca caso ele erre, mas ofereça recompensas, como petiscos, afagos ou palavras amorosas quando ele acertar. Com o tempo, ele vai entender que deve fazer xixi ali.
Dê mais espaço
No começo, pode ser que o seu amigo precise de uma ajuda extra. Você pode deixar jornais espalhados pela casa e, aos poucos, diminuir as possibilidades para o pet até chegar a um único lugar para ele se aliviar.
Outra opção é aumentar um pouco a área do jornal ou do tapete caso ele erre a mira. Com o tempo, você pode ir diminuindo esse espaço.
Tenha paciência
Lembre-se: seu amigo de quatro patas está em um processo de aprendizagem. Pode demorar até que ele assimile o lugar correto para fazer xixi, e colocá-lo sob pressão pode piorar ainda mais.
Além disso, o excesso de broncas ou violência física pode causar distúrbios nos cães, como o comportamento de comer as próprias fezes.
Se necessário, utilize acessórios
Alguns objetos podem ainda ser muito úteis nesse processo. É o caso do cone caso seu pet seja um macho não castrado, que pode servir como um incentivo extra.
Mas é importante lembrar que machos castrados até os seis meses de idade normalmente fazem xixi sentados, e o acessório não faz muito sentido nesses casos.
E se nada estiver adiantando?
Mesmo seguindo todos esses passos, pode ser que o seu pet apresente dificuldades na hora de aprender a fazer xixi no lugar certo. Nesse caso, adquirir um adestrador ou educador sanitário pode ser de boa ajuda.
Outras vezes, a razão dessa dificuldade em fazer as necessidades no lugar correto pode sinalizar um problema de saúde, como infecções urinárias, ansiedade, depressão ou problemas com submissão ou excitação excessiva. Se você suspeita de algum desses quadros, vale procurar um veterinário.
Pronto! Agora que você conhece os melhores truques para ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo, é hora de colocar as dicas em prática e treinar o seu amigo de quatro patas. Boa sorte!