Você está vendo: Home Office
Por que não fechar a porta para o gato
É um hábito comum dos gatos arranhar móveis da casa para afiar e aparar as unhas. Esse comportamento, no entanto, pode representar algo maior quando praticado nas portas de casa, já que a falta de acesso a diferentes ambientes no lar pode causar muita ansiedade ao peludo. Entenda por que não fechar a porta para o gato e como agir quando isso for necessário.
Por que o gato se incomoda tanto com a porta fechada?
Gatos são territorialistas e controladores. Para os peludos, é extremamente importante que a casa esteja sob o seu domínio.
Toda vez que uma porta é fechada e eles perdem acesso a uma área da residência, o animal se vê impossibilitado de controlar ou vigiar aquele território. Assim, ele sente que está perdendo espaço e pode ficar ansioso ou até mesmo irritado.
Acredite, e essa é definitivamente uma das coisas que gatos não gostam que você faça!
O domínio do instinto predador
Esse comportamento de caça e guarda do território não parece estranho para quem já convive há um tempo com os bichanos, não é mesmo? Afinal, eles são excelentes predadores naturais, e ter controle sobre o território faz parte dessa natureza que eles possuem.
Para os gatos, é de extrema importância saber dos perigos que eles podem acabar enfrentando ali, e portas fechadas os impedem disso.
Comportamento de arranhar a porta
Arranhar objetos é um comportamento natural para os gatos, que precisam afiar e aparar suas unhas constantemente. Quando veem uma porta fechada, portanto, nada mais comum que decidirem arranhá-la.
Afinal, o gato gosta de estar no controle e os arranhões são uma forma de avisar que a porta deve ser aberta. Por isso, é possível que ele pare apenas quando tiver seu pedido atendido.
O que fazer?
Sabemos que os bichanos não gostam de porta fechada e que é melhor evitar fazer isso em casa para não proporcionar ansiedade ao pet. Mas, no dia a dia, isso nem sempre é possível.
Uma boa alternativa para essas situações é oferecer ao animal enriquecimento ambiental, ou seja, objetos que o estimulem e tragam a ele novas formas de exploração. Assim, o foco da porta fechada pode ser desviado para outra parte da residência.
Outra opção é instalar as famosas portinhas para gato pela casa. Dessa forma, mesmo quando você quiser manter a privacidade do ambiente, o pet estará livre para se locomover sempre que desejar.
Mas, claro, o ideal é que as portas fiquem abertas durante o máximo de tempo possível. Isso evita o sofrimento do seu amigo de quatro patas e proporciona a ele uma maior qualidade de vida.
Pronto! Agora você já sabe por que não fechar a porta para o gato e a ansiedade que isso pode causar nos bichanos, e pode proporcionar maior bem estar para o seu peludo!