Você está vendo: Cão

5 sinais de que seu cachorro está com fome

Quem tem um cão sabe que eles podem ser bastante pidões, mesmo quando acabaram de comer. Isso acontece por instinto canino: eles não param de se alimentar quando estão satisfeitos como nós, humanos, fazemos, e pode ser difícil entender os sinais de que o seu cachorro está com fome.

Isso porque na natureza eram caçadores selvagens, e estavam o tempo todo em busca de alimentos para sobreviver. Mesmo com a domesticação dos animais, mantiveram esse comportamento de se alimentarem sempre que possível.

Mas isso pode trazer alguns problemas aos peludos no mundo contemporâneo, em que têm mais oferta de alimentos à sua disposição. Se recebem comida em excesso, podem acabar desenvolvendo quadros de obesidade, tão comuns aos amigos de quatro patas.

Por isso, não acredite no seu pet sempre que ele parecer desesperado por comida. Muitas vezes, pode ser apenas gula ou instinto do animal. Saiba de alguns sinais que podem indicar a fome verdadeira.

1. Você alimenta o seu cão na quantidade adequada

Num mundo ideal, o pet não deveria receber restos de comida da mesa, migalhas fora de hora ou petiscos sem motivos consistentes. Afinal, isso ensina o cão de que ele pode conseguir comida sempre que pedir (ou implorar) aos demais moradores da casa.

Se ele não estiver acostumado a esse “incentivo” para ser pidão e, mesmo assim, estiver implorando por comida, pode significar que o seu amigo realmente está com fome.

2. A rotina do seu cão mudou

Outro sinal de que o seu peludo está com fome é uma eventual mudança de rotina. Ela pode ser marcada pela mudança nos horários de refeição, ou ainda por um aumento repentino da prática de exercícios físicos.

Isso pode trazer uma maior necessidade de consumo de calorias do pet enquanto ele se acostuma aos novos horários. Vale ficar atento aos seus hábitos e adaptar a quantidade de alimento, caso necessário.

3. Ele não recebe uma ração adequada

Cachorros que recebem uma ração de qualidade como a Premium, com porções adequadas de nutrientes para a sua idade e o seu tamanho, dificilmente têm fome.

Isso porque o alimento que lhes é dado possui a quantidade ideal de proteínas, carboidratos e minerais para viverem de forma saudável, sem deixá-lo esfomeado pouco tempo depois. 

4. Ele perdeu um pouco de peso

Seja pela mudança na rotina, aumento de exercícios físicos ou alimentação inadequada, a perda de peso também pode ser um indicativo de que o cachorro está passando fome.

Esse sinal, no entanto, pode ser difícil de identificar, já que o animal saudável no peso ideal costuma perder apenas alguns gramas de forma gradual. Se ele perder muito peso de forma abrupta, é importante consultar um veterinário.

5. Está perto da hora dele comer

Chegou perto do horário de comer e o cão começou a farejar o lugar da refeição. Esse pode ser um indicativo de que ele está com fome, esperando pela hora de receber a ração.

Por outro lado, se você acabou de oferecer ração a ele e, mesmo assim, ele está pedindo por mais, não se engane: provavelmente é gula, compulsão alimentar ou hiperfagia.

Gostou das dicas? É hora de colocá-las em prática e garantir que o seu pet não passe fome e nem coma acima da quantidade ideal!