Você está vendo: Cão
5 dicas sobre bem-estar animal que você não sabia
Você pesquisou um monte de coisas sobre a criação dos pets, entendeu a importância de oferecer Max nas refeições de acordo com o porte e cada etapa da vida, já sabe quais são as principais vacinas e oferece muito amor para o filho de quatro patas.
Mas, tem algumas dicas que ninguém te conta e, por isso, nós preparamos este artigo. Aqui, você encontra 5 dicas sobre bem-estar animal que você não sabia. Leia abaixo e, se você conhece alguma delas, já passa esse artigo para aquele amigo que vive no mundo da lua.
1. Cães ficam gripados e existe uma vacina só para isso
Assim como os humanos, os cães também podem ficar gripados! Com direito a espirros e tudo. Só que, diferente dos humanos, a gripe canina, também conhecida como tosse dos canis, pode ser fatal – principalmente aos filhotes e idosos, uma vez que eles possuem o sistema imunológico incompleto ou deficiente por causa da idade.
Para prevenir a gripe canina, leve seu peludo no veterinário para ser imunizado contra a gripe canina e, até lá, mantenha o seu pet longe de outros cães doentes e de lugares comunitários como abrigos e parcões. Se o seu cão apresentar sintomas de gripe, leve-o ao veterinário para tratamento.
2. A saidinha dos gatos não é boa para eles
Tem quem acredite que deixar o gato sair de casa sozinho é bom para socialização e para o bem-estar do bichano. Só que isso não é verdade! Eles podem se envolver em brigas com outros animais, serem atropelados, se perderem e, até mesmo, contraírem doenças incuráveis que reduzem sua expectativa de vida.
Isso porque a maioria dessas doenças – principalmente a FIV, que é a Aids felina e a FELV – Leucemia felina – é transmitida por saliva ou sangue. Então, para manter seu pet seguro, mantenha-o dentro de casa, coloque telas nas janelas e promova um ambiente seguro e supervisionado.
3. Cachorros desenvolvem doenças de idosos como artrite
Os nossos amores de quatro patas envelhecem e, assim como os humanos, os cachorros podem desenvolver doenças relacionadas à idade, como artrite – que é a inflamação das articulações.
Para prevenir ou amenizar os sinais clínicos dessas doenças, mantenha seu pet em um peso saudável, forneça uma dieta equilibrada e leve-o para praticar exercícios físicos regularmente ao longo da vida.
Além disso, converse com o veterinário para ter orientações sobre cuidados específicos de acordo com a idade do seu pet.
4. Gatos precisam de enriquecimento ambiental
A gente te contou que a saidinha é uma péssima ideia para os gatos. Mas, enquanto animais extremamente curiosos e ativos, os gatos precisam de estímulos mentais para se manterem saudáveis e felizes.
Fornecer brinquedos, prateleiras na parede, arranhadores e outros objetos que estimulem o comportamento natural dos gatos é muito mais do que dar diversão para o peludo. Esse tipo de ação previne comportamentos indesejados, como arranhar móveis ou destruir objetos da casa.
Procure uma empresa especializada em gatificação, encontre arranhadores, pontes, torres e o que mais for interessante para que seu bichano brinque muito e gaste bastante energia em alguma coisa que não seja seu sofá.
5. Cachorros precisam ser socializados
Não tem essa desculpa de que seu cachorro não gosta de outros pets. A socialização é essencial para os cães desde cedo porque, por meio da interação social, seu peludo vai ter estímulos que previnem, inclusive, doenças degenerativas cerebrais como o alzheimer.
Expor seu pet a diferentes pessoas, animais e ambientes também ajuda a prevenir comportamentos agressivos ou medrosos no futuro. Além disso, a socialização pode ajudar o seu pet a se adaptar a novas situações com mais facilidade.
Implementar essas dicas pode trazer diversas vantagens para o cotidiano do seu pet, como maior conforto e segurança, saúde e bem-estar, e uma relação mais próxima e afetiva entre você e seu filho de quatro patas. Lembre-se de que cada pet é único, então adapte as dicas às necessidades específicas do seu animal. Consulte um veterinário para orientações sobre cuidados específicos para a raça ou idade do seu pet.
Se você gostou dessas dicas, compartilhe com seus amigos! Aqui no blog de Max, nós sempre postamos informações relevantes para o bem-estar e a saúde do seu pet. Siga Max nas redes sociais e fique por dentro das novidades e lançamentos.