Você está vendo: Cão
É normal cachorro soltar pum fedido?
O hábito do cachorro soltar pum fedido pode ser desagradável para o tutor e indicar algum problema de saúde do animal. Conheça as principais causas da flatulência em cães e cuide do bem estar do seu filho de quatro patas.
O que o cachorro soltar pum fedido pode indicar?
Existem diversas causas possíveis para gases em cachorro. Entre elas, podemos citar uma predisposição individual ou da raça do peludo. Mas há outros fatores que podem agravar o problema, como:
- Alimento de baixa qualidade;
- Excesso de alimento e, por isso, dificuldade na digestão;
- Troca de dieta de maneira brusca;
- Excesso de petiscos;
- Aerofagia, quando os cães ingerem ar por predisposição genética ou por não mastigarem adequadamente;
- Doenças no trato digestivo, como hipersensibilidade alimentar, colite ou doença inflamatória intestinal;
- Verminose.
Como tratar cachorro com gases?
Quando o cachorro solta pum fedido, é muito provável que, além do cheiro desagradável, o animal também esteja sentindo desconforto.
Nos momentos de crise, uma boa ação para ajudar os peludos é proporcionar que eles se movimentem com atividades físicas, que podem ajudar o organismo e liberar os gases e aliviar a dor. Leve o seu animal a passear ou para brincar no parque!
Em geral, os gases associados à alimentação costumam ir embora por conta própria, mas também podem ser resultado de alguma intolerância a um componente da ração.
Para lidar com esse problema, ofereça sempre para o seu peludo uma alimentação balanceada e em quantidades adequadas.
Caso o quadro não passe, pode ser uma boa ideia visitar um veterinário, que avaliará o problema e prescreverá um medicamento adequado ao pet.
Como evitar gases no seu cachorro?
Também há algumas medidas que os tutores podem tomar como forma de prevenção aos gases em pets, especialmente para as raças que têm predisposição ao sintoma, como bulldog inglês, bulldog francês e pug.
Você pode, por exemplo, fracionar a ração em pequenas porções ao longo do dia para estimular uma melhor digestão ou então investir nos comedouros lentos, que fazem com que os cães se alimentem mais devagar.
Também é recomendado não alterar a alimentação do pet de maneira brusca. Quando for necessário mudar a dieta do peludo, faça isso de forma gradual.
Além disso, ofereça ao seu amigo de quatro patas uma alimentação de qualidade, com alto teor de proteínas e de acordo com o tamanho do pet, o que colabora para que ele mastigue numa velocidade adequada.
É importante ainda manter uma rotina de exercícios físicos e a vermifugação em dia.
Quando ir ao veterinário?
Não é necessário ir ao veterinário sempre que o seu pet apresentar flatulência já que, em muitos casos, ela está associada à alimentação e passa em alguns dias.
Mas é importante consultar um profissional quando o tutor não consegue identificar a causa do problema, ou quando os gases estão acompanhados a outros sintomas, como perda de peso, alterações no apetite, cansaço excessivo, vômitos, diarreia ou fezes no sangue.
Ração Max
As Rações Max apresentam opções nutritivas para os cães, com porções adequadas de proteínas e nutrientes que podem estimular o funcionamento do intestino e evitar o aparecimento de gases.
Há opções para cachorros de porte pequeno, médio e grande, ajudando o seu peludo a se alimentar em uma velocidade adequada e a não ingerir ar, o que pode proporcionar gases ao cachorro.
Gostou das dicas? Agora você pode ajudar seu cachorro a não soltar pum fedido e ter mais saúde e bem estar!