Você está vendo: Cão

Por que o veterinário pede exame de sangue

Quando é preciso levar seu doguinho à alguma consulta, seja ela de rotina ou não, é comum que o médico solicite algumas amostras de sangue para análise. E isso acontece por vários motivos, mas, o principal deles é que, como seu peludinho não sabe dizer o que sente, é preciso interpretar como seu organismo está funcionando. 

Se você está se perguntando por que o veterinário pede exame de sangue, a resposta é simples e direta: é uma ferramenta importante para garantir a saúde do seu bichinho! Mas, é claro, podemos entrar em mais detalhes para que você entenda melhor por que esse tipo de exame é tão importante.

O que os exames de sangue indicam?

Aqueles poucos mililitros de sangue do seu doguinho podem revelar tudo o que eles não são capazes de expressar em palavras. É super importante entender que os bichinhos não têm como dizer onde estão sentindo dor ou desconforto. 

Por isso, os veterinários contam com exames para obter informações sobre a saúde deles. E o exame de sangue é uma das ferramentas mais úteis que eles têm à disposição. Assim, conseguem investigar o que está rolando no organismo do seu pet e tomar as melhores decisões para cuidar dele. Com um hemograma simples, o médico pode avaliar: 

  • Presença de infecções ou inflamações
  • Presença de vermes no sangue
  • Anemia e outras doenças do sangue
  • Funcionamento da medula óssea
  • Níveis de glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas

Além disso, o exame de sangue pode ajudar a detectar problemas de saúde antes mesmo que os sintomas apareçam. Isso significa que o médico pode intervir precocemente e ajudar a prevenir problemas de saúde mais graves no futuro.

h2 Quando levar o cachorro para fazer exame de sangue?

O exame de sangue não é um exame que o pai ou mãe de pet escolhe a hora de fazer e sim algo que o veterinário recomenda com base na necessidade do animal. É importante lembrar que cada pet é único, e o veterinário é o profissional capacitado para avaliar a saúde do seu bichinho e determinar quais exames são necessários em cada situação. 

O ideal é que seu peludinho faça acompanhamento médico regularmente, com consultas em intervalos estabelecidos pelo vet. Assim, caso qualquer alteração apareça na rotina ou nos exames, o médico vai saber o histórico do doguinho e encontrar meios de descobrir o que está acontecendo. 

Portanto, confie no conhecimento e experiência do veterinário ao recomendar um exame de sangue para o seu pet. Essa é apenas mais uma forma de cuidar da saúde e bem-estar do seu companheiro peludo!

Aqui no blog de Max, nós sempre postamos informações relevantes para o bem-estar e a saúde do seu pet. Siga nossas redes sociais e fique por dentro das novidades e lançamentos.