Você está vendo: Gato

Como cuidar de um gato idoso 

Cuidar de gatinhos mais velhos é uma experiência diferente e desafiadora. Isso porque você passa a enxergar bichano com menos energia, mais dependência e cuidados diários, mas, cuidar de um gato idoso pode ser muito gratificante ainda que exija desgaste emocional de seus pais e mães humanos. 

À medida que os felinos envelhecem, suas necessidades nutricionais e de saúde muda. Por isso, para garantir que seu gato idoso esteja feliz e saudável, é importante seguir algumas dicas. Veja algumas delas: 

Atividade física 

Sabe aqueles vídeos de velhinhos humanos praticando exercícios físicos? O mesmo vale para os gatos idosos! Embora eles possam não ser tão ativos quanto os mais jovens, a movimentação do corpinho é fundamental para manter a saúde dos ossos e das articulações. 

Aquelas varinhas interativas, caixas com bolinhas e arranhadores são boas ferramentas para ajudar a manter seu gato ativo e estimulado mentalmente. Além disso, certifique-se que seu gato tenha fácil acesso à cama, caixa de areia, comida e água.

Visitas ao veterinário 

Os gatos idosos requerem cuidados adicionais para manter sua saúde, pois seu organismo demanda mais energia para manter os órgãos funcionando plenamente. Por exemplo, eles precisam de um coração que bata mais forte, embora mais devagar, e rins com camadas viáveis suficientes para filtrar o sangue.

Portanto, é importante levar regularmente os gatos idosos ao veterinário para exames e vacinas. Fique atento a mudanças no comportamento ou na aparência do seu gato, como perda de peso, falta de apetite ou problemas de mobilidade. Se ocorrerem esses sinais, converse imediatamente com o médico veterinário.

Ações em casa 

Para garantir que seu gato idoso esteja confortável e feliz, forneça uma cama macia e quente para o seu gato, bem como um local tranquilo para relaxar, caixa de areia limpa e ao menos uma fonte de água sempre fresca. Além disso, adicione um pouco de água no patê para aumentar a ingestão de líquidos.  

Nutrição adequada 

Os gatos idosos precisam de uma dieta equilibrada e saudável. Em Max Castrados, há o equilíbrio de nutrientes e minerais necessários para manter a saúde dos bichanos até na velhice. Isso porque sua composição conta com um mix de minerais precisos que promovem a saúde do trato urinário e mantém o pH da urina neutro a fim de evitar a formação de cristais e cálculos. 

Além disso, os ácidos graxos desempenham um papel importante na renovação celular. Essas substâncias ajudam a manter a integridade das células, promovendo uma pele saudável e um sistema imunológico forte. Portanto, é recomendado incluir na dieta dos gatos idosos alimentos ricos em ácidos graxos, como óleo de peixe ou suplementos específicos recomendados pelo veterinário.

Lembre-se sempre de consultar o veterinário do seu gato se tiver alguma dúvida ou preocupação sobre sua saúde e bem-estar. Aqui no blog de Max, nós sempre postamos informações relevantes para o bem-estar e a saúde do seu pet. Siga nossas redes sociais e fique por dentro das novidades e lançamentos.