Você está vendo: Gato

Gato surdo: sinais e principais cuidados

Com o passar dos anos, é comum que percamos a audição, e o mesmo acontece com os gatos. Há também casos de gato surdo, que já nasce sem ouvir os barulhos à sua volta. 

É importante que os tutores saibam identificá-lo e tomar alguns cuidados para conseguir se comunicar com o bichano e mantê-lo seguro.

Sinais de que o seu gato é surdo

Os primeiros sinais de um gato surdo podem ser detectados pelo próprio tutor, que percebe que o peludo não responde a estímulos como brinquedos com barulho, por exemplo. 

Se você desconfiar que possa ser o caso do seu pet, é importante fazer uma visita ao veterinário, que poderá confirmar a teoria e orientá-lo a cuidar melhor do seu amigo de quatro patas.

Cuidados necessários com gato surdo

Não se preocupe: um gato surdo comporta-se e pode viver tão bem quanto um gato que ouve bem! Há apenas alguns ajustes que você deve realizar na sua rotina para ajudar o pet.

Na interação com o gato, por exemplo, procure utilizar gestos para determinadas situações, como “hora de dormir” ou “hora de comer”. Assim, você garante alguma comunicação com o peludo e oferece a ele a quantidade ideal de ração para gatos.

Além disso, tome cuidado para não assustá-lo. É possível anunciar a sua presença a partir de vibrações, como acenos e pisadas no chão, ou pelo olfato, em que ele pode associar você a determinado perfume.

Proteja o animal

Se a rua já pode ser cheia de perigos para os gatos que ouvem, imagine para os gatos surdos. Talvez seja interessante considerar mantê-lo em casa, já que o barulho de um carro na rua pode não ser suficiente para fazê-lo sair correndo, por exemplo.

Para garantir que ele não fuja, coloque telas nas janelas e fique de olho nos possíveis lugares que ele pode usar para escapar, especialmente se houver uma mudança de ambiente para ele.

Pronto! Agora que você sabe de todos os cuidados com gato surdo, pode cuidar do seu amigo de quatro patas da melhor forma possível e oferecer a ele muito amor.