Você está vendo: Cão
Protetor solar para cães: um guia completo
Verão, praia, piscina… Tudo isso é sinônimo de descanso, mas também de cuidados extras quando falamos dos raios solares. Com os pets não é diferente: o protetor solar para cães é essencial e pode poupar o seu amigo de quatro patas de muito desconforto e dor.
Confira algumas dicas para manter o seu peludo protegido e fresquinho neste verão.
Protetor solar para cães é mesmo necessário?
Sim! Assim como os humanos, os pets também estão sujeitos aos efeitos dos raios ultravioletas, que podem provocar melanomas, carcinomas e outras lesões na pele, além de câncer de pele em cães e gatos.
A doença mais comum provocada pelo sol, no entanto, é a dermatite solar ou dermatite actínica. É possível reconhecê-la a partir de lesões de queimadura devido ao excesso de exposição aos raios solares.
Algumas raças são especialmente suscetíveis a esses problemas, por possuírem a pele mais sensível ou então animais mais claros, que estão mais vulneráveis à exposição solar.
Quando passar?
Todos os dias, especialmente se o seu pet vive em um local muito quente ou permanece durante muito tempo em ambientes externos, como a piscina.
A proteção, no entanto, deve acontecer inclusive em dias nublados e em ambientes internos. Lembre-se de que os raios UVA são capazes de atravessar o vidro da janela e refletir no piso da sua casa!
Os horários mais importantes para manter o seu amigo de quatro patas são das 10h às 16h. Aliás, durante esse período, é recomendado que você evite expô-lo aos raios solares, que estão mais fortes.
Por fim, reaplique o produto a cada 2 horas para garantir a segurança do seu peludo.
Como passar?
Foque nas áreas sem pelos! Focinho, barriga, ponta das orelhas e patas devem ser prioridade, já que a pelagem serve como uma barreira de proteção natural do seu pet aos raios solares.
Aplique uma pequena camada e espalhe bem, reaplicando a cada duas horas. Se for passear com o animal, vale reforçar 15 minutos antes da caminhada.
Como escolher o melhor?
O protetor escolhido deve ser de uso veterinário, com espectro de ação contra raios UVA e UVB. Dê preferência aos filtros minerais, que são hipoalergênicos, não irritantes e não causam coceira no cachorro.
Atenção! Não utilize protetor solar de humanos em cachorros. A composição dos produtos são bastante diferentes e podem ser tóxicos aos peludos.
Pronto! Agora você sabe tudo o que é preciso para manter o seu amigo de quatro patas protegido contra os raios solares. Aproveite o verão!