Você está vendo: Cão
Cachorro com verme: principais tipos e tratamento
Diarreia, falta de apetite, vômito e apatia. Você sabia que esses podem ser sintomas de cachorro com verme? A melhor forma de ajudar o seu amigo de quatro patas nessa situação é procurar ajuda médica e prevenir o problema mantendo a vermifugação em dia.
Que tal conhecer os principais vermes que podem atingir o seu peludo e suas diferentes formas de transmissão?
Tipos de verme mais comuns nos cães
Diferentes vermes podem atingir o seu amigo de quatro patas, e saber identificá-los é a melhor forma de cuidar do seu pet. Conheça os principais parasitas em cães.
Ancilostomíase
A doença é causada pelo verme Ancylostoma caninum, propagado pela ingestão de água e de alimentos contaminados ou pela penetração a partir da pele e que ataca o intestino.
Os filhotes recém-nascidos podem recebê-lo pelo leite materno e sofrerem dos mesmos sintomas que os adultos: anemia, sangue nas fezes, fezes escuras e diarreia.
Toxocaríase
Os cães podem se contaminar com o verme Toxocara canis quando ingerirem as fezes de um animal infectado. As larvas atingem o intestino e a corrente sanguínea do animal.
Atenção! Essa doença é mais comum em cadelas grávidas e em filhotes e pode ser transmitida a seres humanos.
Dirofilariose (Dirofilaria immitis)
O conhecido “verme do coração” é transmitido pela picada de um mosquito que tenha picado previamente outro hospedeiro infectado.
Na fase adulta, os vermes podem obstruir o coração e causar dificuldade respiratória, tosse, cansaço, emagrecimento e mucosas arroxeadas.
Sinais de cachorro com verme
Os sintomas dos diferentes vermes em cachorro podem mudar, mas alguns sinais devem ser encarados com atenção, como:
- Falta de apetite;
- Vômito;
- Apatia;
- Diarreia;
- Pelo pálido e fraco;
- Perda de peso;
- Mudança na textura das fezes do cachorro.
Se você observar algum desses sintomas, é importante procurar ajuda médica para o seu amigo de quatro patas.
Tratamento
As medidas necessárias para tratar um cachorro com verme podem variar de acordo com o parasita que se encontra no animal e com o estágio da doença.
Muitas vezes, um vermífugo será suficiente para tratar o seu amigo de quatro patas. Outras, será necessário associar outros medicamentos.
Prevenção
Felizmente, a prevenção de vermes no cachorro é bastante simples! Basta manter a vermifugação do seu pet em dia, com visitas constantes a um médico veterinário.
Além disso, mantenha a higiene do seu cão em ordem e ofereça a ele água e comida limpas e de boa qualidade.
Pronto! Agora você já sabe como cuidar para que o seu amigo de quatro patas não tenha verme. Boa sorte!