Você está vendo: Não categorizado
6 dicas de como dar banho no cachorro
Cãezinhos podem sentir um verdadeiro trauma com o fato de tomar banho – só de escutarem a palavra, já saem correndo para se esconder, ou então, começam a tremer! Afinal, como dar banho no cachorro sem assustar o animal?
Existem treinos que fazem com que o pet se acostume com a água, bem como com todo o processo do banho.
Listamos dicas valiosas que irão te ajudar a lidar com essa situação de uma vez por todas. Vamos lá?
1. Cachorro pode tomar banho todo dia?
Melhor não! Se o pet tomar banho em excesso, ele pode perder uma camada de gordura muito importante que possui na pele, ficando mais exposto a fungos e bactérias.
A frequência ideal de banhos para o seu cão depende de diversos fatores: ele vive dentro de casa ou no jardim? Possui alguma dermatite? Possui pelo longo ou curto?
Mas, em geral, são recomendados 10 a 15 dias de intervalo entre os banhos para cães de pelo curto, e 7 a 10 dias para os cães de pelo longo.
2. O agrado de todos os dias é fundamental
Uma boa estratégia para cães que odeiam banho é oferecer todo o carinho que ele merece nesse momento: carícias, palavras de afeto e petiscos são uma boa pedida.
Assim, o seu filho de quatro patas certamente ficará mais confortável na hora do banho e associará esse momento com bons sentimentos. Ah! Não se esqueça de elogiar sempre que ele estiver calmo, o que pode ajudá-lo a entender que esse é um comportamento positivo.
3. Já tentou um passeio antes do banho?
Fazer com que o cãozinho se exercite pode ser uma boa pedida, por isso, tente um longo passeio pelo bairro antes de correr para o chuveiro.
Na volta, o cãozinho estará com menos energia e isso fará com que aceite o banho de uma forma mais fácil.
4. Lidando com o medo da água
Já pensou que o pet pode simplesmente estar com medo? Nessa hora, é preciso ter muita paciência: deixe a temperatura da água agradável e molhe o animal aos poucos.
Uma alternativa é o uso do chuveirinho em vez do tanque, ou do próprio chuveiro, pois faz menos barulho e pode ser deixado de lado durante o momento de ensaboar o cão.
Use sempre um tom de voz ameno para tranquilizar o cãozinho.
5. O barulho do secador pode ser aterrorizante
Depois do banho, outro passo que pode provocar verdadeira comoção no animal é o uso do secador – importante lembrar que é essencial que o cãozinho fique completamente seco após o banho; caso contrário, ele fica exposto à friagem e pode pegar doenças como a otite.
Uma das maneiras para fazer com que a secagem com o secador seja mais rápida é absorver bem a água com o auxílio de uma toalha antes, deixar o cãozinho um tempo no sol e só depois finalizar com o secador em temperatura média – todo cuidado é precioso para não queimar a pele do fofinho.
6. Paciência? SEMPRE!
Seja paciente com o seu cãozinho. Lembre-se de que são diversos os fatores que fazem com que ele sinta receio do banho.
Nada melhor do que muito amor, respeito e companheirismo para tornar este momento mais agradável para vocês, não é mesmo?
Gostou das dicas? Esperamos que elas ajudem na hora de dar banho no seu amigo de quatro patas. Aqui no blog da MAX temos diversos conteúdos que irão te ajudar a manter a saúde e o bem-estar do seu doguinho em dia. Confira!