Você está vendo: Não categorizado
Gato vomitando: saiba quando se preocupar
Todo tutor de gato já encontrou seu peludinho expelindo bolas de pelos pela casa. Mas, dependendo do caso, ver um gato vomitando pode ser preocupante. Você sabe quando essa situação é normal e quando devemos nos preocupar com o bichano?
Conheça, abaixo, as principais causas do vômito de gato e como reconhecer cada uma delas.
Quando devo me preocupar?
Gato vomitando é relativamente comum, mas há alguns casos em que é necessário se preocupar, como:
- Presença de sangue no vômito;
- Gato com ânsia de vômito, mas não vomita;
- Inchaço;
- Suspeita de ter engolido algo tóxico;
- Febre ou sinais de depressão;
- Gengivas pálidas ou amareladas;
- Falta de vacinas;
- Aparente dor;
- Gato com diarreia.
Por que meu gato está vomitando?
Há diversos motivos pelos quais o seu bichano pode estar vomitando. Entre os principais temos:
Bolas de pelos
A bola de pelo é uma das causas mais comuns de vômito de gato. Ela ocorre quando o animal expele os pelos que acabam sendo engolidos durante os “banhos” de rotina.
O sinal de alerta está quando esse vômito acontece com uma frequência maior do que uma vez a cada quinze dias ou, ainda, quando ele provoca outros sintomas, como diarreia e prisão de ventre.
O que fazer?
Procure ajudar o felino a manter a higiene em dia sem que ele tenha de se lamber tanto. Pentear o animal regularmente é essencial, assim como oferecer brinquedos para a distração do pet. Na dúvida, visite um médico-veterinário.
Gastrites ou pancreatites
Vômito com uma espuma branca: este pode ser um sinal de inflamação no pet, seja gastrite (que atinge o estômago do animal) ou pancreatite (que ocorre no pâncreas do peludo).
Quando isso ocorre, o animal pode sofrer perda de apetite, queda de pelos e emagrecimento repentino.
O que fazer?
Procure ajuda veterinária! Esses dois tipos de inflamação exigem um tratamento medicamentoso e uma mudança na dieta que apenas um veterinário pode recomendar.
Alergias
O vômito também pode ser causado por alergia a algum medicamento ou alimento que o gato acabou de comer, principalmente se a alimentação dele tiver sido trocada recentemente.
O que fazer?
Se você suspeita desta hipótese, o primeiro passo é conversar com o veterinário do animal para avaliar a necessidade de iniciar uma alimentação hipoalergênica ou, dependendo do caso, trocar o medicamento utilizado no tratamento do peludo.
Vermes
A vermifugação do seu filho de quatro patas está em dia? Saiba que os vermes também podem provocar vômito nos bichanos.
Outros sintomas causados por vermes incluem abdômen inchado, diarreia, perda de peso e até mesmo alterações nos pelos. Nesse caso, o vômito é da cor branca ou transparente.
O que fazer?
Corra para um veterinário! Apenas um profissional saberá identificar a doença do seu pet e oferecer o melhor tratamento a ele.
Obstrução
E se algo estiver atrapalhando a passagem dos alimentos e líquidos no sistema digestivo do gato? Pode ser algum objeto que o peludo tenha engolido sem querer, ou algum alimento que ficou preso no meio do caminho.
O que fazer?
Neste caso, é essencial levar o pet para o veterinário com urgência. Pode ser que o animal tenha até que passar por exames mais complexos.
Esperamos ter ajudado a cuidar do seu gato vomitando. Lembre-se: na dúvida, leve o seu pet a um veterinário. Aqui no blog de MAX temos diversas dicas de como manter a saúde e o bem-estar dos felinos em dia. Confira!