Você está vendo: Não categorizado

Cuidados com a pele dos cães: como prevenir doenças

Começa com uma pequena mancha vermelha, talvez uma coceira incontrolável ou até mesmo um pouco de pus. Os sinais de doenças dermatológicas são bastante visíveis, e a melhor maneira de proteger seu amigo de quatro patas é prevenir essas condições – o que pode ser feito com alguns cuidados simples com a pele dos cães!

Conheça alguns desses cuidados e mantenha a pele do seu cão sempre protegida.

Principais doenças de pele em cães

Conheça algumas das doenças de pele mais comuns nos cachorros:

  • Sarna
  • Micose
  • Dermatite alérgica 
  • DAPE (Dermatite Alérgica à Picada de Ectoparasitas)
  • Dermatite Seborreica

Sarna

Provocada por um ácaro, a sarna apresenta duas formas. A primeira, a Sarna Demodécica, causa a coceira e queda de pelo na região próxima aos olhos do cachorro, e não é transmitida para os humanos. 

O outro tipo, conhecido como Sarna Sarcóptica, é mais grave e provoca coceira, perda de pelo, formação de crostas na pele e vermelhidão. Neste caso, ela é transmissível para os seres humanos.

Micose

Com uma lesão avermelhada crescente que leva à perda do pelo, a micose é causada por fungos e pode ser transmitida para outros animais e até para humanos. Ela se manifesta principalmente quando o sistema imunológico está baixo.

Dermatite alérgica

Acontece quando o organismo do seu pet não reage bem a alguma substância. Pode ser os produtos que você usa no banho do peludo ou até mesmo produtos de limpeza. Os primeiros sinais são coceira, pele avermelhada e inflamações.

DAPE (Dermatite Alérgica à Picada de Ectoparasitas)

No caso da Dermatite Alérgica à Picada de Ectoparasitas (DAPE), como o próprio nome já indica, o pet apresenta queda de pelos, além de crostas e protuberâncias na pele após receber uma picada. Imagine levar uma picada e ficar se coçando todo. 

A DAPE pode ser tratada com medicamentos, como o ectoparasiticida, e, dependendo da gravidade do quadro, outros remédios complementares, além do manejo higiênico-sanitário do local e o uso de xampu.

Dermatite Seborreica

Essa descamação da pele, popularmente conhecida como uma espécie de “caspa”, causa coceira, vermelhidão e descamação na pele do pet. Apenas um profissional pode detectar o tipo específico de dermatite seborreica e indicar o tratamento correto, que inclui xampus específicos no banho do cachorro.

Sinais de doença de pele em cães

Mesmo que apenas um profissional possa diagnosticar o seu amigo de quatro patas, é possível detectar os sinais de que algo está errado com o peludo e que é hora de buscar ajuda médica. Entre os sinais mais comuns de doenças dermatológicas em pets, estão:

  • Coceira (quando o cão coça, lambe, morde ou mastiga determinada região do corpo);
  • Balançar a cabeça, que pode indicar coceira nas orelhas;
  • Lambedura excessiva;
  • Feridas na pele;
  • Queda de pelo;
  • Pele avermelhada;
  • Descamação;
  • Manchas.

Se observar alguma dessas manifestações clínicas, é melhor procurar ajuda veterinária e verificar se está tudo certo com o seu cãozinho.

Como prevenir doenças dermatológicas no cão

Nada de produtos de skincare para cães. Acredite, uma das melhores formas de proteger a pele do seu amigo de quatro patas é a partir da alimentação.

Afinal, uma nutrição equilibrada oferece ao animal todos os nutrientes necessários para que a sua pele seja formada de forma saudável.

Proteínas de alta digestibilidade, ácidos graxos como ômegas 3 e 6, fibras, vitaminas e minerais têm um papel importante nesse sentido.

Controle adequado de pulgas e carrapatos e visitas periódicas ao médico veterinário também podem ajudar a detectar as doenças de pele desde o estágio inicial e, assim, colaborar para o tratamento.

Gostou das dicas? Agora é só ficar de olho no seu amigo de quatro patas e oferecer a ele uma alimentação de qualidade. Confira as linhas de alimentos da MAX.