Você está vendo: Gato
O que causa a sarna em gato?
A sarna em gatos é uma doença cutânea causada por ectoparasitas que podem afetar diversas espécies animais — e nós não estamos livres desse risco, inclusive. Para entender melhor sobre o assunto, continue lendo este artigo.
O que causa a sarna em gatos?
O ectoparasita que causa a sarna é um ácaro e existem várias espécies e subespécies dele. Alguns ficam na superfície da pele e se alimentam de queratina, outros cavam túneis na pele do animal e ali se alimentam.
Quais tipos de sarna afetam os gatos?
Os tipos de sarna felina mais comuns são:
- Sarna notoédrica: uma sarna pouco comum em gatos, especialmente nos domésticos. Causa muita coceira e é conhecida como escabiose felina. A transmissão é mais comum em locais com aglomeração felina e acontece por meio do contato direto. Cães e tutores podem ser contaminados também. As regiões mais afetadas são orelhas, patas e cabeça.
- Sarna otodécica: a popular sarna de ouvido é frequentemente confundida com a otite em gatos, pois são doenças com sintomas bem parecidos. Para identificar esse tipo de ectoparasita, é essencial que o veterinário faça exames. Se não for devidamente tratada, se espalha pelo corpo do animal e causa muita coceira.
- Sarna sarcóptica: conhecida também como escabiose felina, é vista com frequência nos cães — principalmente os de rua. É rara nos felinos, porém transmissível a nós. É a famosa sarna vermelha, pois apresenta vermelhidão, crostas e escoriações na pele do pet.
- Sarna demodécica: é fácil identificar esse tipo de sarna pois, geralmente, as lesões se concentram na região da cabeça, com coceira frequente nas orelhas. Há dois tipos de ácaros que causam essa sarna: o D. cati e o D. gatoi. O D. cati afeta os felinos com baixa imunidade e não é contagioso, nem para nós e nem para outros animais. Já o D. gatoi, se esconde na pele e a localização se torna difícil, mesmo com exames. Causa muita coceira, queda de pelos e é contagiosa.
Quais são os sintomas da sarna em gatos?
- Coceira concentrada em locais específicos
- Queda de pelo
- Feridas na pele e tons avermelhados
- Descamação da pele
- Secreção escura na região do ouvido
- Pontos escuros visíveis na região da cabeça e orelhas
Existe alguma raça mais propensa à sarna felina?
Contrair sarna independe de raça ou idade, qualquer felino pode ser afetado pela doença se não houver prevenção.
Tratamento da sarna felina
Para tratar a sarna felina, é fundamental o uso de parasiticidas, alguns até de forma oral. Em alguns casos, é necessário incluir o uso de antibióticos e anti-inflamatórios também. O tratamento varia de acordo com a doença, ou seja, o tipo de sarna que acomete o felino.
Tome alguns cuidados especiais para evitar a sarna, como não deixá-lo sair com frequência ou em locais possivelmente contaminados.
Adotou um gato agora? Não se esqueça de levá-lo para uma consulta no veterinário e verificar se está tudo bem. Pratique a guarda responsável! <3
Ofereça uma ração de qualidade
Para manter a saúde do seu felino em dia, é essencial oferecer uma ração de qualidade. Conte com os benefícios da Max Cat Professional para acompanhar seu bichano em todas as fases da vida.
Max Cat Professional Line Frango Filhotes é uma nutrição produzida especialmente para que seu filhote cresça forte e saudável. Enriquecida com vitaminas A, B12, D e E — que auxilia diretamente na diminuição do odor das fezes e dá um up na saúde do coração. As partículas são extremamente macias e saborosas. Ele vai amar!
Max Cat Professional Line Salmão & Arroz Adultos é produzida sem adição de corantes ou conservantes. Rica em taurina — que auxilia na saúde do trato urinário e também do coração. Além disso, tem proteínas e vitaminas ideais para uma vida mais saudável.
Max Cat Professional Line Frango Castrados é uma ração suculenta e ideal no combate contra o ganho de peso após a castração. Feita sem adição de corantes e com ingredientes selecionados — como a L -carnitina, que libera muita energia metabólica para o bichano. Invista no melhor para o seu amigo!