Você está vendo: Cão
Frutas para cachorro: o que pode e o que não pode
Congeladas, cortadas ou inteiras, frutas são refrescantes e fontes naturais de vitaminas e nutrientes para o seu amigo de quatro patas. No Brasil, temos o privilégio de ter grande variedade de consumo. Por isso, seja para os dias mais quentes ou como alternativa natural aos petiscos, vale apostar nessa diversidade de aromas.
Listamos abaixo dez frutas que seu cachorro saudável pode consumir com gosto (a lista não vale se ele tiver diabetes, por conta da frutose). Também mostramos quais são as três frutas proibidas para os cães.
Frutas que pode dar para cachorro
Veja quais são as frutas, os benefícios nutritivos de cada uma delas, e qual a melhor forma de oferecê-las para o seu amigo.
- Abacaxi
Se você descascar e retirar a coroa, seu cachorro pode, sim, comer abacaxi! Além de ser uma boa fonte de nutrientes como cálcio, ferro e fósforo, o abacaxi contém bromelina – uma enzima que facilita a absorção de proteínas (por isso, se diz que abacaxi é uma fruta que ajuda na digestão).
- Banana
Excelente fonte de potássio, a banana tem vitaminas, biotina, fibras e níveis excelentes de colesterol e sódio. Contudo, animais com qualquer sensibilidade ao açúcar, como diabetes, devem evitar o consumo dessa fruta.
- Goiaba
Seu amigo de quatro patas pode comer goiaba e, para surpresa de muitos tutores, esta é uma das frutas que podem ser oferecidas com casca. A goiaba possui fibras que são excelentes para o equilíbrio da microbiota intestinal. Além disso, a fruta apresenta vitaminas A, B e C, ferro e fósforo.
- Laranja
Muitos acham que a acidez da laranja é um impeditivo para ser oferecida ao cão. Não é, desde que o bichinho não possua alguma condição sensibilizante no estômago, como gastrite. A laranja é uma excelente fonte de vitamina C, potássio e fibras. Seu cheiro forte pode não ser tão atrativo ao pet, por isso tente oferecer só o gomo da fruta, sem casca e sementes.
- Maçã
Cachorro pode comer maçã! A fruta é fonte de vitaminas A e C, e de fibras. Além disso, seus índices de proteína e gordura são baixos – uma boa sugestão para animais idosos.
- Manga
A fruta é rica em vitaminas A, B6, C e E, além de potássio e betacaroteno. Mas tenha moderação ao oferecer manga para seu cão, porque possui alto teor de açúcar. Também não se esqueça de remover a casca e cortar os pedaços para que seu amigo não coma o caroço.
- Melancia
Uma boa pedida em dias quentes, já que tem muita água em sua composição. No verão, você pode até congelar e oferecer como sorvete. Lembre-se de retirar a casca e o excesso de sementes, que podem causar obstrução intestinal se consumidas em demasia.
- Mamão
A fruta possui fibras, potássio, cálcio e vitaminas A e C. Uma dica é oferecer com moderação – a papaína facilita a digestão mas, em excesso, pode fazer com que seu pet evacue demais.
- Pêra
Mesmo que não figure entre as frutas mais populares da feira, é rica em vitaminas do complexo B, além de A e C. Também é uma boa opção para fazer sorvetinhos no verão. Uma dica para evitar engasgo é retirar o talo superior.
- Pêssego
Frescos ou congelados, corte o pêssego em pedacinhos e ofereça ao seu amigo. A fruta é uma boa fonte de fibras e vitamina A, podendo auxiliar na manutenção do sistema imunológico. Lembre-se, contudo, de retirar o caroço, que contém cianeto – substância tóxica. Ofereça somente a parte macia. Também não é recomendado oferecer pêssegos enlatados.
- Abacate
Ao contrário do que muitos pensam, o abacate não é tóxico para cães e gatos. O vilão na realidade é um fungo encontrado nas suas folhas e casca chamado persina, que pode causar necrose no músculo cardíaco. Existem, no entanto, pouquíssimos relatos de intoxicação por persina em cães e nenhum em gatos.
Agora que você já sabe as frutas que seu amigo pode comer, separamos algumas que são tóxicas para todos os cães. Então, anote as frutas que seu cão não deve comer de jeito nenhum.
Frutas que não pode dar para cachorro
Carambola
Você sabia que a carambola possui oxalato de cálcio em sua composição? Principalmente quando não está madura. O oxalato de cálcio pode levar seu amigo a ter necrose e falência renal. Então, a carambola está terminantemente proibida para o seu amigo.
Uva e passas
Tóxicas para os cães – independentemente de raça, idade ou sexo –, uvas e passas podem ocasionar insuficiência renal súbita aguda e levar o peludo a óbito.
Alimentação completa e balanceada
Lembre-se de que frutas não devem ser o único alimento oferecido ao seu cachorro. Elas podem ser uma excelente opção de petisco, mas a alimentação precisa ser completa e conter proteínas, carboidratos, fibras, vitaminas, nutrientes e vegetais.
Desde os alimentos para filhotes até os desenvolvidos especialmente para os idosinhos, os alimentos da Max oferecem todos os nutrientes que seu amigo necessita!
Ofereça as frutas com moderação, para que o consumo não afete o metabolismo ou cause obesidade. Vale consultar o médico-veterinário para essa orientação sobre quantidade.
Esperamos que esse artigo tenha lhe ajudado a saber quais frutas oferecer para seu amigo de quatro patas. Siga a Max nas redes sociais e acompanhe as novidades!