Você está vendo: Gato

Quantas vezes um gato come por dia?

Vamos combinar que mães e pais de gatos, principalmente os de primeira viagem, possuem várias dúvidas sobre como cuidar de seus bichanos. E uma das principais é sobre a rotina diária de alimentação dos animais. 

Quantidade, horário, sachê, idade… calma! Parece muito mas, com as instruções certas, o caminho fica mais simples para que você cuide do seu felino e promova uma vida saudável e ativa para ele. 

Prepare o print e leia o artigo abaixo em que separamos algumas informações necessárias para que você saiba o básico sobre como cuidar da alimentação do seu gato, desde os que são filhotes até aqueles mais idosos. 

São informações gerais. Sempre é importante consultar um médico-veterinário para que ele indique a quantidade de comida e os horários em que você deve alimentar seu bichano. 

Quanto um gato come por dia? 

A alimentação dos gatos deixa de ser o leite da fêmea a partir dos 45 dias depois do nascimento. A quantidade de alimento depende de fatores que envolvem o peso, a idade, se é castrado ou não e a quantidade de atividade física que o bichano pratica durante o dia.  

Filhotes (até 12 meses): não demandam muita quantidade. No entanto, por precisarem de muita energia física quanto mental, é necessário que se alimentem de quatro a cinco vezes durante o dia, em porções menores. 

Adultos e idosos – os gatos com mais de um ano começam a armazenar mais energia e, por isso, não precisam comer tantas vezes durante o dia. Para eles, duas vezes pode ser o suficiente, para que não desenvolvam sobrepeso ou quadros de obesidade. 

Castrados – diferente do que há no imaginário, gatos castrados não devem comer menos do que aqueles que não passaram pela cirurgia de castração. Esses animais não possuem produção de alguns hormônios e, por isso, precisam comer mais vezes (não em mais quantidade) para manter os níveis de proteínas, carboidratos e nutrientes no corpo do bichano. 

Para todos eles, a orientação é a mesma: não deixe comida disponível o dia todo. Ao ficar exposto, o alimento perde a crocância e pode sofrer processos de fermentação – causando problemas gastrointestinais. Além disso, animais como pombos, ratos e baratas podem consumir essa comida e, por consequência, contaminá-la. 

Qual o melhor horário para alimentar o gato?

O horário ideal para alimentar os gatos é pela manhã e à noite. Contudo, isso varia de acordo com a idade e o alimento que você oferece para o seu bichano. 

A linha Max foi desenvolvida para a necessidade de cada etapa do seu amigo – Filhotes, Adulto, Adulto Castrado e Idosos – sem adição de corantes e enriquecida com vitaminas A, B12, C e D. Além disso, essa linha auxilia diretamente no trato urinário, promove a redução do odor das fezes e possui taurina, que colabora com a saúde da visão e coração do seu companheiro. 

Para os filhotes, por exemplo, que precisam comer mais vezes durante o dia, o que se sugere é que o tutor divida as horas do dia pela quantidade de vezes que o bichano vai ser alimentado e ofereça as refeições naquele intervalo. Sendo assim, se o dia tem doze horas e o gato come quatro vezes, o intervalo indicado é de três horas. 

Pode dar patê para gato todo dia?

Pode sim! O patê é um alimento completo, ou seja, possui todas as necessidades calóricas, nutritivas e proteicas que o gato precisa durante um dia e é acrescido de água suficiente para reposição hídrica, tão necessária para manutenção da funcionalidade renal dos gatos. 

Gatos são descendentes evolutivos de felinos da savana, que bebiam pouca água. Logo, os bichanos domésticos também não são fãs do líquido e o patê é um recurso para que garantam a quantidade de água diária, que gira em torno de 300ml.

Também vale instalar fontes de água pela casa, pois a curiosidade do animal vai fazer com que ele consuma mais água. 

O Max Cat Patê é um alimento livre de corantes, conservantes, transgênicos e glúten. Possui três opções de sabores – salmão, atum e sardinha e carne com frango -, todos enriquecidos com taurina e colágeno natural, e com batata doce, beterraba e cenoura em sua composição. 

Mantenha as consultas de rotina, bem como as vacinas em dia. Forneça alimentos de qualidade e faça acompanhamento com o médico-veterinário de confiança para que o seu amigo tenha uma vida longa e feliz. 

Se você gostou desse conteúdo, continue acompanhando o blog da Max e siga as redes sociais para saber mais sobre os lançamentos e novidades.