Você está vendo: Gato

Meu gato não consegue fazer xixi, o que pode ser  

A sua bolinha de pelos cheia de personalidade, de repente, começa a ter comportamentos estranhos, como miar alto ou lamber de forma excessiva a área genital.

É aí que o alerta começa a ser aceso, já que todo gateiro já passou – ou deve passar – pela situação de ter um gato com problemas urinários. É tão comum que os veterinários denominam como Doenças do Trato Inferior em Felinos.

Mas… quais são as doenças que impedem os gatos de fazer xixi? Elencamos as quatro principais complicações urinárias para te ajudar a se guiar na hora de procurar um médico-veterinário. Veja abaixo: 

Cristais e Cálculos urinários 

Seja por uma questão de higiene (não querer usar a caixa de areia suja) ou de falta de hidratação (por beber menos água do que é necessário), o sistema urinário dos gatos é capaz de armazenar a urina por mais tempo. 

Só que, ao urinar menos, o bichano passa a ter complicações. Com a urina supersaturada, os sais dissolvidos na urina não conseguem ser eliminados e acabam acumulados como pequenos cristais. Eles podem comprometer as vias de passagem da urina ou, em casos mais graves, se tornar cálculos que dificultam a passagem e a filtração da urina pelos rins. 

Cistite idiopática 

Cistite é a principal causa de complicações no sistema urinário dos gatos. Idiopática porque porque há presença de sinais mas, ao realizar exames complementares, não é possível identificar o que está causando a infecção. 

Na cistite, a camada que deveria proteger a bexiga se torna mais permeável do que deveria, permitindo que a urina entre em contato direto com a vesícula, resultando em lesões no tecido, como se fossem úlceras que, consequentemente, vão gerar dor ao animal. 

Neoplasias   

Alguns tipos de câncer ou crescimento de “massas” na região da bexiga e da uretra podem comprometer o pleno funcionamento do canal urinário. Nesses casos, pode ser que haja o desenvolvimento de um tipo de caroço que cresce mais rápido que o normal na região da virilha ou na área genital do pet. 

Os nódulos podem ou não ser doloridos ao toque. Por isso é importante sempre observar o comportamento e o corpo do seu bichano.

Traumas 

Atropelamentos, torções de bexiga ou de ureter podem ser alguns dos traumatismos que comprometam o ato de urinar. Isso porque, além da dor, pode haver rupturas em que a urina extravase para cavidade abdominal e provoque infecções generalizadas. 

Quais os sintomas de problemas urinários em gatos? 

Em todos os distúrbios apresentados acima os sintomas são semelhantes, justamente por acometer a região do sistema urinário, que inclui rins, ureteres, bexiga e uretra. São eles:

  • Hematúria – urina com sangue;
  • Periúria – fazer xixi fora da caixa de areia;
  • Urinar muitas vezes com pouco volume; 
  • Demonstração de dor no ato de urinar como, por exemplo, miados altos; 
  • Lambedura excessiva na área genital e abdominal;
  • Anúria – quando o gato não urina; 
  • Mudança de posição na hora de urinar, como forma de aliviar o desconforto. 

Como prevenir problemas urinários em gatos

Check up

As consultas de rotina são uma boa forma de prevenir que os bichanos desenvolvam problemas urinários. Durante a avaliação médica, com a apalpação da região e a conversa com o tutor, os hábitos dos gatos podem indicar caminhos de exames complementares que tendem a revelar as condições de saúde e quais métodos terapêuticos seguir. 

Além disso, é importante manter as vacinas e os antiparasitários em dia, para que o animal não corra risco de desenvolver nenhum tipo de infecção causada por parasitas que podem ser prevenidos. 

Boa alimentação 

Todas as linhas de Max Cat foram desenvolvidas para ajudar o sistema urinário a se manter saudável. Para isso, são equilibrados nutrientes e minerais que evitam que haja depósito de sais e formação de cristais e cálculos. Nossos alimentos também são enriquecidos com compostos de extratos naturais que ajudam na formação de fezes mais firmes e com menos odor.

Hidratação 

Ainda que a hidratação não seja o momento favorito dos gatos, beber água é uma forma natural de evitar complicações no sistema urinário. Para isso, vale o tutor usar e abusar da criatividade. 

Bebedouros elevados, interativos, fontes diferentonas… tudo para chamar a atenção dos bichanos e fazer com que eles se interessem um pouquinho mais em consumir esse líquido tão importante para o funcionamento do corpinho. 

Se o seu amigo de quatro patas estiver com qualquer sinal de dificuldades para urinar, procure imediatamente um médico. Lembre-se que a automedicação é perigosa e pode levar o seu gato a óbito. 

Gostou deste artigo? No Blog de Max você encontra curiosidades e dicas sobre bem-estar, nutrição e comportamento animal. Além disso, acompanhe as redes sociais para ficar por dentro das novidades!