Você está vendo: Cão

Quantas vezes um cão come por dia?

Quantas vezes um cão come por dia? Bom… essa resposta varia de acordo com a fase etária que o cão está. Por isso, este artigo está separado em alimentação para filhotes e adultos – que inclui os idosos – porque o metabolismo é diferente em cada etapa da vida. Filhotes precisam de mais energia e idosos de menos gordura, por exemplo. Descubra, abaixo, quantas vezes um cão come por dia:

Quantas vezes um filhote come por dia? 

Podemos dizer que filhotes são como pequenas bolinhas em crescimento. As fofuras peludas demandam muita energia para o desenvolvimento ósseo e das demais estruturas corporais, como o sistema gastrointestinal, por exemplo. 

Para que essas necessidades sejam supridas, a alimentação precisa conter níveis mais altos de proteína de boa qualidade – o que garante que todos os aminoácidos estejam disponíveis e sejam bem absorvidos pelo organismo. 

A quantidade necessária varia de acordo com o peso do animal. Imagine a comparação entre um filhote de chihuahua e um filhote labrador com o mesmo tempo de vida. Via de regra, no cálculo médio, um filhote precisa de, aproximadamente, 5% de seu peso em quantidade de alimento diário. 

Mas é preciso ter cuidado. Como o peludinho está em fase de crescimento e seu aparelho gastrointestinal não está completamente formado, oferecer o alimento de uma vez só pode gerar desconforto abdominal pela expansão e tensão estomacal ou vômito após a refeição. 

Por isso, indica-se a alimentação dos filhotes com quantidades menores e em maior frequência diária – de quatro a cinco vezes por dia nos primeiros seis meses, com redução gradativa da frequência. 

Quantas vezes um cão adulto come por dia? 

Entre 1 e 7 anos, os cães são considerados adultos e sua alimentação deve ser nutricionalmente suficiente para manter sua saúde física e mental, reduzir a vulnerabilidade a doenças causadas por deficiência alimentar, e ser suficiente para saciar a vontade de consumo. 

Então, quando o tutor lê no rótulo do alimento uma quantidade específica indicada para seu peso, esse valor é tabelado levando em consideração que esta seja a única fonte de

nutrição para o animal. Ou seja, petiscos e qualquer outro alimento não estão nessa conta e podem alterar o equilíbrio corporal, sob o risco de levar ao quadro de obesidade canina. 

Geralmente, os animais adultos e idosos se alimentam de duas a três vezes por dia. Os mais velhos, no entanto, devem ser acompanhados de perto pelo veterinário, porque a alimentação pode ter de ser adaptada a condições de saúde decorrentes da idade, como problemas renais e articulares. 

Alimentos para todas as fases da vida

Independentemente do tamanho do seu pet, a Max possui um alimento pensado e desenvolvido para cada etapa de desenvolvimento dele. 

Quando filhotes, os cães precisam de mais proteínas e calorias para o pleno desenvolvimento. Além disso, a composição é enriquecida com vitaminas e minerais que favorecem o crescimento saudável do pequeno. 

Para os adultos, a Max tem alimentos balanceados e nutritivos, produzidos com ingredientes selecionados. A formulação possui extrato de yucca, que proporciona menor volume e odor das fezes, e prebióticos, para melhorar a absorção dos nutrientes. O nível adequado de proteínas e a adição de ômega 6 ajudam na manutenção da pele e de pelos saudáveis.

Esperamos que o seu cão viva por muitos anos e muito feliz ao seu lado! Se esse artigo lhe foi útil, compartilhe-o com seus amigos e siga a Max nas redes sociais para ficar por dentro das novidades!