Você está vendo: Cão
Como fazer meu cachorro não “puxar” no passeio?
Seja sincero: você acha agradável passear com o cão puxando o tempo todo? Por mais que a gente adore o nosso filho de quatro patas, esse tipo de situação tende a deixar qualquer um cansado (e um pouco irritado).
A boa notícia é que há formas de tornar este momento prazeroso e divertido, principalmente ao usar o condicionamento como método de comando.
Veja algumas dicas:
- Quando o cachorro puxar, pare de andar e espere que ele volte ao seu lado;
- Mande que ele pare e, só quando obedecer, ofereça um petisco;
- Volte a andar com ele ao seu lado. Se puxar de novo, pare e repita o comando.
Desta forma, o cão compreenderá que só vai andar quando estiver ao seu lado e mais calmo. Com o tempo vocês vão parar menos e caminhar mais. Permita que ele sinta cheiros – desde que não seja lixo –, tenha paciência de esperá-lo encontrar um local para o xixi e as fezes, e faça o passeio no tempo dele, sem o apressar.
Também é importante lembrar que se você quer que seu cachorro pare de puxar no passeio, esse momento precisa ser algo da rotina de vocês e não uma situação que gere estresse e ansiedade.
Uma dica é colocar a guia de passeio bem antes da hora de sair e fazer outra coisa em casa. Enquanto isso, deixe que ele esqueça que vocês vão passear e, só quando estiver mais calmo, saia com seu peludo.
Por que é importante usar a identificação nos cães?
De vários modelos, formas, materiais e tamanhos, a identificação nos cães é muito mais do que um capricho: é cuidado e responsabilidade. Imagine a situação em que vocês estão passeando, a guia arrebenta sem nenhum sinal prévio e seu cachorro sai correndo desvairado no meio dos carros e prédios. É claro que você vai ficar desesperado.
Se ele não usar nada dizendo quem é você e como te contatar, vai ser muito mais difícil encontrá-lo e isso pode demandar mais tempo. Contudo, se ele usar um pingente ou uma coleira com seu nome e telefone, provavelmente, em poucas horas, alguém vai ligar e avisar que está com ele.
Melhor ficar com o coração tranquilo, certo? Então, trate de colocar a identificação nesse peludo aí!
O que levar para um passeio no parque com meu cachorro?
Vocês decidiram passar o dia no parque e agora que seu amigo já sabe como caminhar sem te puxar como um trenó e da importância do uso da identificação, é hora de preparar a bolsa para se divertirem em um dia bonito. Lembre-se de levar:
- Água potável e bebedouro portátil;
- Petiscos e o alimento do seu pet;
- Saquinhos para catar as fezes;
- Bolinhas e brinquedos se ele for adepto a brincar em locais públicos
Se o local escolhido for adequado para cães, seu cachorro vai poder ficar solto e interagir com outros animais em um ambiente seguro. Do contrário, mantenha-o sempre na guia para evitar fugas inesperadas.
No mercado pet, há guias de até 10 metros de comprimento, justamente para brincadeiras em locais mais abertos. Você só precisará tomar cuidado com as pessoas que estão em volta, já que algumas podem ter medo de cães ou ser incômodo no caso de crianças pequenas, que podem querer interagir e os pais não gostarem muito da ideia.
De qualquer forma, esperamos que seu passeio seja muito divertido. Aproveite para relaxar e não deixe de curtir esse mundão lá fora, tem um monte de coisas e lugares legais para você e seu amigo de quatro patas conhecerem por aí.
Se você gostou dessas dicas, compartilhe com seus amigos! Aqui no blog, sempre postamos informações relevantes para o bem-estar e a saúde do seu pet. Siga Max nas redes sociais e fique por dentro das novidades e lançamentos.