Você está vendo: Cão
Entenda a importância de cortar as unhas do pet
Seu filho de quatro patas está com as garrinhas grandes demais, às vezes até arranhando você ou a si mesmo durante brincadeiras mais simples? Isso é um sinal de que já está na hora de cortar as unhas do seu pet.
Isso evita arranhões e machucados mais sérios, além de prevenir contaminações. A seguir, confira as vantagens de cortar a unha do seu pet e como fazer isso do jeito certo:
Cortar as unhas do pet evita acúmulo de bactérias, lesões e desconforto
Quando as unhas crescem demais, principalmente aquele dedinho ancestral do polegar que muitos pets ainda têm, elas se curvam em direção à pele, podendo causar dor, desconforto e ser porta de entrada para infecções. Isso porque a unha curvada pode perfurar a pele e machucar, ainda mais, o seu filho de quatro patas.
O pet também pode apresentar desconforto ao caminhar, uma vez que as unhas dificultam os passos em pisos compactos, como o porcelanato. Outro ponto de atenção é que as unhas longas podem ficar presas em ralos, por exemplo, e ocasionar, até mesmo, fraturas e torções nos dedos.
Unhas cortadas têm menos chances de quebrar e machucar acidentalmente
Se você tem o hábito de fazer as unhas, provavelmente já notou que, quando elas estão aparadas e lixadas, há menos chances de quebrarem. E isso é algo benéfico. Já que unhas quebradas podem provocar dor (às vezes muita dor) e arranhões por motivos bobos.
Isso também pode acontecer com os pets. E como ter a unha quebrada, se arranhar ou arranhar alguém da família não é nada agradável, o ideal é ficar atento ao momento certo de cortar as unhas do pet.
Cortar as unhas do pet ajuda a evitar problemas de postura e de coluna
É isso mesmo! Unhas longas podem causar dor ao caminhar e dificultar que os coxins – nome dado a parte mais áspera da pata – toquem completamente no chão.
Com o tempo, se a mãe ou pai do pet não tomarem os devidos cuidados, pode ser que esse animalzinho compense a dor ao caminhar forçando a coluna. Aí, consequentemente, ele acaba forçando os joelhos e os cotovelos, provocando uma subluxação nos membros.
Cortar as unhas do pet reduz o barulho e arranhões no piso
Sabe quando o pet está andando e faz aquele barulhinho que mais parece o som de teclado de computador? Esse é um indicativo de que as unhas do seu pet estão grandes. Além de incomodar os ouvidos, elas são capazes de arranhar o piso.
Sendo assim, até mesmo para melhorar o convívio da família, é importante cortar as unhas do pet regularmente.
Como cortar as unhas do pet?
Para cortar as unhas do pet, o ideal é que você tenha a tesoura adequada para a espécie e o tamanho do seu filho de quatro patas. Em seguida, vem a parte mais difícil: identificar onde começa o nervo das unhas para conseguir evitá-lo. Afinal, cortá-lo provoca muita dor no peludinho.
Nas unhas claras, essa tarefa é um pouco mais fácil, porque você é capaz de visualizar o risco vermelho bem no meio da unha. Por outro lado, em unhas mais escuras ou pretas é mais difícil de identificar o nervo (neste caso, peça ajuda para um profissional).
Na hora de cortar, o ideal é manter a anatomia da unha. Ou seja, sempre com a tesoura inclinada para os coxins e nunca permitindo que haja corte em formato de V na unha.
Se você não sente segurança em cortar as unhas do seu filho peludo sozinho, está tudo bem! Veterinários e profissionais de tosa podem te ajudar nessa missão. Converse com eles, e, quando necessário, agende o serviço para seu cão ou gato.
Compartilhe essa dica com seus amigos! Aqui no blog de Max, nós sempre postamos informações relevantes para o bem-estar e a saúde do seu pet. Siga Max nas redes sociais e fique por dentro das novidades e lançamentos.