Você está vendo: Cão

Veja como fazer o cachorro parar de latir 

Os doguinhos se comunicam através do latido, e isso é natural. Contudo, quando o latido se torna constante e excessivo, isso pode prejudicar o bem-estar da família e dos vizinhos. Para fazer o cachorro parar de latir, é importante entender, primeiro, a origem do problema. 

Nos tópicos a seguir, listamos as principais causas para os latidos sem fim e qual é a melhor maneira de lidar com essa situação: 

O que pode provocar latidos excessivos?

Os cães costumam latir por diversos motivos. Os principais são:

  • Alerta: quando o cão percebe algum perigo ou ameaça ao seu território;
  • Ansiedade: quando o cão está estressado ou com medo;
  • Solidão: quando o cão se sente sozinho ou entediado;
  • Fome ou sede;
  • Doença ou dor.

Como fazer o cachorro parar de latir 

Depois de descobrir a causa dos latidos excessivos, é hora de ajudar o cão a lidar com o problema. Se for devido a dor, leve-o ao veterinário para fazer exames de rotina e descobrir o que está provocando o quadro. 

Agora, se o motivo for fome ou sede, estabeleça horários regulares para dar a ração e certifique-se de sempre oferecer água fresca ao peludo. Por fim, existem diferentes maneiras de amenizar a ansiedade e a solidão do pet, como:

Enriquecimento ambiental

Uma das formas de fazer o cachorro parar de latir excessivamente é proporcionar um ambiente enriquecedor para ele. Isto é, oferecer brinquedos, atividades e estímulos que possam ocupar a mente do cão e mantê-lo entretido, como:

  • Brinquedos recheados com petiscos;
  • Jogos de busca e caça;
  • Passeios em locais diferentes;
  • Treinamentos e atividades físicas.

Confira mais dicas de enriquecimento ambiental para cães aqui.

Ações para aliviar ansiedade

Se você passa muito tempo fora de casa e seu filho de quatro patas fica sozinho, o motivo do latido pode ser ansiedade. Existem algumas ações que ajudam a aliviar esse problema, como a integração do enriquecimento ambiental com uma rotina de atividades e horários fixos para alimentação, passeios e descanso. 

Em casos mais extremos, quando você não sabe mais o que fazer para ajudar o seu peludinho a parar de latir, procure um veterinário e/ou um adestrador para mais orientações. Estes profissionais vão identificar a causa e elaborar formas efetivas de acabar com os latidos. 

Se você gostou dessas dicas, compartilhe com seus amigos! Aqui no blog de Max, nós sempre postamos informações relevantes para o bem-estar e a saúde do seu pet. Siga Max nas redes sociais e fique por dentro das novidades e lançamentos.