Você está vendo: Cão
4 dicas para cães que odeiam banho
É só ouvir o barulho de água que o seu pet já sai correndo? Para alguns animais, esse momento é mesmo bastante difícil, seja pela temperatura da água, pelo barulho alto do chuveiro e do secador ou simplesmente por não estar confortável com toda aquela situação.
Mas isso tem solução! Confira quatro dicas para cães que odeiam banho e torne esse momento mais agradável para o seu amigo de quatro patas.
Amenize os ruídos
Muitas vezes, os cães não têm exatamente medo do banho, mas estão incomodados com o barulho da água e do secador, que pode ser bastante intensos para eles.
Uma boa dica é utilizar o algodão hidrófobo nas orelhas do seu filho de quatro patas. Além de proteger o pavilhão auricular do contato com a água e prevenir uma eventual infecção, ele ajuda a abafar os sons e a diminuir a tensão do animal.
Quanto ao secador, avalie a necessidade do seu uso. Muitas vezes, é possível secar completamente o cão com apenas uma toalha e o contato com o sol, especialmente no verão, em cachorros com menos camadas de pelos, ou pelagem curta.
Mas há cenários em que não tem como fugir. Vale então utilizar a toalha e até deixar o cão um pouquinho no sol antes de partir para o secador. Assim, na hora de usar o aparelho, o processo será mais rápido e menos penoso para o fofinho. Nessa hora, utilize também a temperatura média para não queimar o seu pet.
Torne o momento relaxante
Se tem muita gente que não gosta de banho gelado, imagine o seu cãozinho! Ofereça a ele um banho com água morna e agradável, molhando o animal aos poucos.
Se você tiver chuveirinho em casa, pode utilizá-lo em vez do tanque, e ir tranquilizando o cão com um tom de voz ameno e uma massagem relaxante na hora de ensaboá-lo.
Ofereça petiscos e incentivos positivos
Se, mesmo assim, seu amigo estiver resistente ao banho, vale utilizar algumas práticas de reforço positivo, para que ele associe esse momento a boas sensações. Você pode fazer isso parabenizando o cachorro a cada etapa do banho, ou então oferecendo petiscos e brincando com ele.
O secador também pode ser introduzido aos poucos: quando for secar o seu próprio cabelo, chame o seu amigo para estar por perto; depois, brinque com ele com o aparelho ligado. Assim, ele vai começar a associar esse barulho à sua companhia.
Caso nem isso funcione, procure por um profissional especialista em comportamento animal e nunca agrida o seu cão.
Exercite a paciência
Por fim, uma dica muito simples, mas que pode resolver todos os seus problemas: tenha paciência com o seu amigo.
Lembre-se de que ele possui uma audição muito mais apurada que a sua, e que esse momento pode ser assustador para ele. Tente sempre tranquilizá-lo e torne o banho uma atividade de união entre vocês.
Agora que você sabe das principais dicas para cães que odeiam banho, que tal colocá-las em prática com o seu peludo? Boa sorte!