Você está vendo: Cão
Cachorro ciumento: como lidar com esse problema?
Latidos, rosnados e até mordidas: lidar com um cachorro ciumento pode ser uma tarefa bastante desafiadora. Mas há algumas técnicas de adestramento que podem ajudar nesses momentos.
Quer ajudar o seu filho de quatro patas a conviver de forma harmoniosa com os demais membros da família? Confira algumas dicas para isso e coloque-as em prática hoje mesmo!
Os cachorros sentem mesmo ciúmes?
É muito difícil atribuir um sentimento humano, como o ciúme, a um cãozinho. Mas é possível comparar a sensação de rejeição de uma pessoa que sente ciúmes ao que sente o animal quando outro pet chega em casa, ou no nascimento de um bebê.
Nesses casos, eles podem demonstrar aumento de agressividade e outros sinais característicos, principalmente por ter que dividir a atenção com outro ser.
Sinais de ciúmes no cachorro
Alguns dos sinais apresentados pelos pets com ciúmes são bastante comuns. Eles são uma tentativa do animal de demarcar seu território ou, ainda, chamar a atenção do tutor. Entre eles, estão:
- Aumento de agressividade, com rosnados, latidos ou até mesmo mordidas;
- Destruição de objetos da casa;
- Fazer suas necessidades em lugares inadequados para chamar a atenção do tutor;
- Postura corporal tensa;
- Tristeza ou depressão;
Como lidar com cachorro ciumento?
Detectou o bichinho do ciúmes no seu amigo de quatro patas? Confira algumas técnicas que podem ensiná-lo a viver bem com os demais membros da casa.
Utilize técnicas de adestramento positivo
Esse tipo de comportamento apresentado pelos cães ciumentos é uma forma de chamar a atenção do tutor, e pode-se lidar com eles a partir de técnicas de adestramento positivo.
Quanto mais rejeitado o animal se sentir, maior é a tendência de que ele desobedeça às suas ordens de comando. A primeira reação do tutor é de dar broncas ou até castigos, o que pode ser entendido pelo animal como um reforço positivo, já que ele está recebendo a atenção que tanto queria.
Em vez disso, estimule o comportamento positivo do animal e tente ignorar quando ele apresentar sinais de ciúme. Assim, ele perceberá que o comportamento agressivo não gera resultados para ele.
Estimule o convívio entre os animais
Pode ser na chegada de outro pet na casa, de um bebê ou até de visitas: é preciso socializar o seu cãozinho.
Faça a apresentação dos dois animais em um ambiente neutro, que seja fora do território do pet. Dê atenção individual para cada animal e forneça brinquedos e espaços separados para ambos.
Socialize o pet
Um cachorro que está habituado com a presença de outros animais tende a ficar mais tranquilo com a chegada de um novo pet. Por isso, estimule que seu filho de quatro patas conviva com outros peludos. Faça passeios diários e leve-o a parques e praças.
Se estiver muito difícil lidar com essa questão sozinho, considere ainda contratar um adestrador que possa ajudar o seu cão a viver de forma mais tranquila e harmoniosa pela casa!