Você está vendo: Cão

5 mitos sobre cuidar do cachorro no verão que podem prejudicar a saúde do peludo

Verão é uma época deliciosa para curtir com a família e com nossos filhos de quatro patas, mas também é uma época que requer alguns cuidados especiais. Isso porque com tantas informações circulando por aí, é normal que alguns mitos acabem surgindo. Então, vamos desvendar os 5 principais mitos sobre cuidar do cachorro no verão! 

No texto abaixo vamos falar sobre quantidade de banhos, necessidade de água e, até mesmo, sobre os tipos de tosa mais adequados para os peludinhos ficarem mais confortáveis que a Ivete Sangalo no trio de Salvador. Veja:

1- “Cães não precisam de água fresca o tempo todo”

Mito! Assim como nós, cães precisam de água fresca e limpa o tempo todo, principalmente no verão. Isso porque os animais desidratam muito rápido porque perdem calor para o ambiente pela pele e, além disso, há também as bactérias e fungos que se multiplicam em água suja. 

Por isso é importante deixar sempre mais de um potinho de água por perto e manter o líquido sempre limpo e fresquinho. Uma ideia é acrescentar algumas pedrinhas de gelo para amenizar a temperatura digna do deserto que está marcando na rua. 

2- “Cães não precisam de banho no verão”

Esse aqui é mito também! Banhos regulares são essenciais para manter a higiene dos nossos peludos, especialmente no verão, quando eles podem ficar com o pelo mais oleoso e gerar caspas e outras doenças de pele pela dificuldade de evaporação da água do corpo. 

Mas tenha atenção porque é importante usar um shampoo próprio para cães indicado pelo veterinário e evitar banhos em horários muito quentes do dia para evitar choques térmicos no seu peludinho.

3- “Cães não podem passear no verão” 

Esse mito é um pouquinho verdadeiro. De fato, os horários de pico do sol podem ser perigosos para os filhos de quatro patas porque eles podem sofrer com o calor excessivo e até mesmo queimaduras nas patinhas. 

Mas isso não significa que eles não possam passear de jeito nenhum! O ideal é escolher horários mais frescos do dia como o início da manhã e depois de anoitecer e sempre evitar caminhar pelo asfalto quente.

4- “Cães não queimam com o sol” 

Mito de novo! Os cães também podem sofrer com queimaduras solares, especialmente aqueles com pele clara e pelos curtos. Por isso, é importante conversar com o veterinário sobre a aplicação de protetores solar específicos para pets, os locais onde colocar e marcas mais indicadas para seu filho de quatro patas.

5- “Tem que passar máquina zero no verão” 

Nada disso! Ainda que seja possível entender que ao olhar para os pelos do seu filho canino você sinta calor, não é assim que funciona. A pelagem dos animais funciona como uma camada extra de proteção térmica, ou seja, o excesso de calor não consegue chegar à pele. 

Por isso, nada de passar a máquina zero no verão, principalmente se seu cachorro tiver pelagem mais clara ou seja mais idosinho. Isso porque essas características são mais sensíveis à exposição solar e requerem ainda mais atenção de seus pais e mães humanos. 

Então, entendeu como cuidar do cachorro no verão? Aqui no blog de Max, nós sempre postamos informações relevantes para o bem-estar e a saúde do seu pet. Siga nossas redes sociais e fique por dentro das novidades e lançamentos.