Você está vendo: Cão
Mitos e verdades sobre a castração
Castrar é um procedimento caro? Faz o pet ficar mais calmo? Faz bem à saúde? Há muitos mitos e verdades sobre a castração que circulam por aí, e é importante ter informações de confiança antes de realizar o procedimento.
Conheça alguns deles, tire as suas dúvidas e faça a melhor escolha para o seu amigo de quatro patas.
A castração reduz os riscos de câncer e de outros problemas de saúde no pet?
Verdade! Se a castração for realizada antes do primeiro cio, o risco das neoplastias mamárias, por exemplo, já é reduzido em cerca de 90%. Além disso, há outros problemas de saúde que são evitados com a intervenção.
Castrar o seu peludo pode prevenir complicações no parto; reduzir o risco de piometra, uma infecção uterina; de doenças sexualmente transmissíveis e infecciosas; e de hiperplasia de próstata e neoplasia de testículos nos machos.
Outro grande benefício é a redução do risco de tumores, gravidez psicológica e gravidez indesejada.
A castração diminui a agressividade?
Depende! As causas da agressividade nos pets são variadas, mas alguns estudos concluem que tanto cães quanto gatos podem ficar menos agressivos depois de castrados.
Eles tendem a ficar mais próximos de seus tutores e brigar menos com outros animais. Os machos disputam menos por fêmeas ou por território. No entanto, é comum seu cachorro parar de latir e ficar mais caseiro. Enquanto isso, as fêmeas tentam fugir menos para a rua no período do cio.
O peludo engorda mais facilmente depois de castrado?
Verdade! A castração de gatos dá a eles 3,4 vezes mais chances de se tornarem obesos, em relação a gatos não castrados. Isso acontece por uma combinação de fatores após a castração, como a diminuição do metabolismo, aumento da ingestão voluntária de alimento e possível redução das atividades físicas.
Mas é possível reverter essa condição com um plano alimentar adequado para o seu amigo e quatro patas e, no caso dos cães, passeios periódicos.
Castração é um investimento alto?
Depende! O custo pode variar de acordo com muitos fatores, como o tamanho do pet (cachorros de pequeno e grande porte, por exemplo) e o protocolo de segurança do veterinário.
Mas, sem dúvida, os benefícios a longo prazo compensam o investimento. Se você não estiver em condições de realizar o procedimento, procure por ONGs ou por serviços públicos. Eles realizam periodicamente mutirões de castração gratuita para esses casos.
Esperamos que tenha tirado algumas de suas dúvidas sobre castração! Agora, você pode castrar o seu pet com segurança e tranquilidade!