Você está vendo: Comportamento
Por que vale a pena ajudar uma ONG animal
Não há dúvidas de que ajudar uma ONG animal é um gesto importante em defesa dos animais. Além de ser a escolha mais responsável quando não temos condições de adotar um peludo, colabora para toda uma cadeia de cuidados com os pets e também com os seres humanos.
Se você ainda não está convencido de tomar essa atitude com doações ou até trabalho voluntário, confira a seguir alguns bons motivos para começar hoje mesmo.
Adotar um pet requer muita responsabilidade
Muitas vezes, queremos muito ajudar e adotar um filhote que precise de um novo lar, mas esquecemos que essa é uma grande responsabilidade. Ter um animal em casa envolve gastos, energia e tempo dedicados ao peludo.
Se você não pode oferecer isso ao animal, é mais responsável doar dinheiro para uma ONG animal de confiança, que oferecerá ao cachorro ou gato todo o cuidado que ele precisa.
As ONGs não possuem fins lucrativos
Esse tipo de organização não recebe nenhum auxílio financeiro do governo e nem atua com fins lucrativos. Muitas vezes, contam com pessoas que trabalham de forma voluntária em favor de uma causa em que acreditam e são mantidas com base em doações e eventos beneficentes.
As ONGs precisam de seus doadores para sobreviver e continuar tomando conta de animais, oferecendo a eles todo o cuidado, dignidade, carinho e amor para que fiquem livres de abandono e maus tratos.
As ONGs de proteção animal ajudam toda a sociedade, inclusive os humanos
De forma indireta, as ONGs animais auxiliam no controle das zoonoses, doenças que os animais transmitem, com campanhas de esterilização gratuitas e que oferecem todas as vacinas de cães e de gatos.
Essas medidas são positivas não apenas para os pets, mas também para os humanos, que ficam protegidos de doenças.
Ajudar uma ONG animal é um ato de amor
Seja com doações ou com trabalho voluntário, ajudar os peludos sem esperar nada em troca é um verdadeiro ato de amor com os animais e com o planeta. Com essas pequenas ações, aprendemos valores humanos como solidariedade e damos mais valor à vida.
Essa pode ser, inclusive, uma forma de ajudar no tratamento de depressão, de socializar ou ainda de transmitir tais valores às crianças da família, tornando-se um verdadeiro protetor dos animais. Que tal tentar incluir a prática na rotina da sua casa?