Você está vendo: Cão

Alimentação para cachorro filhote: tudo sobre a dieta do pet

Adotar um cãozinho envolve muita pesquisa: como adaptar o pet ao novo lar, quais vacinas para cachorro filhote são essenciais para o peludinho e qual é a melhor alimentação para cachorro filhote.

Afinal, é fundamental saber quando iniciar a ração, como fazer a transição de alimento e quais são as porções corretas. Saiba mais a seguir:

Quando iniciar a ração?

O leite materno é fundamental para que o seu amigo de quatro patas se desenvolva e se mantenha forte e saudável durante toda a vida.

Por isso, a transição para o alimento seco deve começar somente entre a terceira e a quarta semana de vida, quando surgem os primeiros dentes e o peludo começa a ser rejeitado pela mãe na hora de mamar.

O desmame costuma ter fim, no entanto, apenas na sexta semana de vida, e a transição para a ração deve ser feita de forma gradual.

Como fazer a transição?

Não se afobe na transição! Ela deve ocorrer respeitando o tempo do pet. De início, ofereça papinhas, fáceis de mastigar e de digerir.

Uma boa opção é o uso de rações úmidas, ou ainda preparar uma mistura de água morna e ração seca.

Aos poucos, a mistura deve ficar cada vez mais sólida, até que o pet esteja pronto para digerir alimentos sólidos.

Ah! É importante que o peludo continue mamando neste período! A amamentação também deve ser reduzida aos poucos, até que ele esteja 100% preparado para a ração seca.

Quantidade de ração por dia para cachorro filhote

Pode reparar: assim que o seu filhote começar a comer ração seca, parecerá um louco atrás de cada grão de comida, principalmente se for uma ração Premium Especial! 

É importante, no entanto, oferecer a ele as quantidades corretas de comida, já que uma pequena variação pode fazer muita diferença em seu organismo. Ração em excesso pode prejudicar o sistema digestivo do pet e exercer uma pressão desnecessária no seu esqueleto.

A comida deve ser oferecida inicialmente nesta quantidade:

  • Do início da alimentação sólida até o desmame (normalmente dois meses): 4 a 6 refeições por dia;
  • De dois a três meses: 4 refeições por dia;
  • De quatro a seis meses: 2-3 refeições por dia;
  • Após seis meses: 2 refeições por dia (dependendo da raça).

A quantidade de cada porção está na embalagem da ração, varia de acordo com a idade, porte e peso do cão.

Ficou na dúvida? Você pode conferir a calculadora de alimentos da MAX. Esperamos que este artigo tenha te ajudado a alimentar seu filhote da melhor forma possível. Boa sorte!